Enquadrados na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visam a inovação educativa e pedagógica, o desenvolvimento de competências digitais, bem como a promoção da recuperação das aprendizagens, no âmbito do definido no Plano 21|23 Escola+, Eixo "Ensinar e Aprender", domínio +Recursos Educativos, sobre a ação específica "Recuperar com o Digital".
Objetivos
Disponibilizar às Escolas equipamento tecnológico para o uso eficaz das tecnologias digitais enquanto motores de práticas pedagógicas inovadoras, inclusivas e acessíveis a todos.
Fomentar a integração transversal das tecnologias no currículo, desde cedo, proporcionando o contacto com as referidas tecnologias, o que poderá, inclusivamente, ajudar nas escolhas, no que se refere ao prosseguimento de estudos.
Desenvolver competências digitais e incentivar ao prosseguimento de estudos nas áreas STEAM, promovendo a igual participação de raparigas e rapazes.
Os LED devem configurar um espaço educativo multifuncional, visto que é intencionalmente composto por equipamentos de três diferentes áreas: Área da Programação e Robótica, Área STEM e a Área Artes e Multimédia, mais a Área Comum; os quais se devem associar e complementar-se, para viabilizar a integração transversal das tecnologias no currículo
Para tal, cada LED deve estar instalado de modo a que as suas áreas funcionem juntas e articuladas.
A escola Básica e Secundária Professor Ruy Luís Gomes foi contemplada com dois tipos de LED:
LED 2: Equipamento comum + Área da Programação e Robótica + Área Artes e Multimédia.
LED 3: Equipamento comum + Área STEM + Área Artes e Multimédia.