15 de abr. de 2020 - Professor Eduardo Estambasse realiza avaliação dos primeiros protótipos de válvula paciente produzido para o projeto do ventilador. Com o desenvolvimento próprio os pesquisadores pretendem difundir a técnica para baratear o custo de fabricação e ampliar a oferta deste dispositivo no mercado nacional.
28 de abr. de 2020 - Os professores Willian Bispo e Eduardo Estambasse realizaram experimentos para avaliar fundamentos para o desenvolvimento do sensor de fluxo. Pontos estratégicos foram descobertos para a fabricação do dispositivo que é um item importante para a operação do ventilador.
29 de abr. de 2020 - O processo de fabricação dos sensores de fluxo foi realizado em parceria com a empresa Otto Sistemas Hidraúlicos, que disponibilizou o ambiente de trabalho e ferramentas para a execução desta demanda tão importante para o projeto! Nós agradecemos muitíssimo a Otto por todo apoio recebido!!!
30 de abr. de 2020 - Os professores Willian Bispo e Eduardo Estambasse realizaram a montagem de uma bancada de teste para o sensor de fluxo.
07 de mai. 2020 - Após a confecção dos tubos sensores e validação na bancada de testes o primeiro protótipo de ventilação mecânica foi concluída! Os resultados experimentais são promissores!
22 de mai. 2020 - Professor Vinicius Bacon concebeu um novo layout para testes do ventilador. Utilizando o processo de transferência térmica e processo de corrosão com percloreto de ferro, uma nova placa foi confeccionada. Para a validação e registro do equipamento já prevemos um novo design. Veja as imagens do processo de confecção:
23 de mai. 2020 - A equipe de trabalho realizou mais um dia de testes e validação do ventilador. Resultados satisfatórios foram obtidos com a nova placa desenvolvida pelo Prof. Vinicius Bacon.
09 de jun. 2020 - O protótipo agora possui adesivos no painel e identificadores para as entradas e reguladores de ar e oxigênio. Agradecemos pelo apoio e doação do Argentino Adesivos!
09 de jun. 2020 - O ventilador pulmonar Inovar foi contemplado no edital N°01/2020 -DIREC-AP em dois projetos de aperfeiçoamento do atual protótipo. Os dois projetos foram classificados em 1° e 3° lugar.
O primeiro projeto refere-se ao Desenvolvimento de sistema positive end-expiratory pressure (PEEP) para ventilador pulmonar. E o segundo refere-se a inserção de uma interface gráfica das variáveis de ventilação para o ventilador pulmonar. Cada projeto classificado neste edital irá receber o reembolso de até 2mil reais. Com isto, o ventilador InovAr poderá ser aperfeiçoado no valor de até 4 mil reais, visando validações técnicas e registro.
Com a execução destes dois projetos, o protótipo ficará mais adequado para ser utilizado por equipes médicas.
Veja o resultado:
21 de dez. 2020 - O ventilador pulmonar InovAr apresenta sua nova versão de protótipo para ventilação mecânica, o InovAr VP2 contendo alguns aprimoramentos comparado com a versão anterior. O InovAr VP2 possui um monitor de interface gráfica para supervisão e configuração dos parâmetros ventilatórios e uma estrutura metálica contendo rodízio de rodas para facilitar o deslocamento do equipamento no ambiente hospitalar.
A expectativa da equipe é obter parceria estratégica com empresas da região para registrar o equipamento na ANVISA. A premissa do projeto InovAr é a parceria tecnológica mediante a realização de um percentual de doações para hospitais carentes deste equipamento. Ademais, o projeto prevê ainda que o equipamento também pode ser utilizado por profissionais da área de saúde como ferramenta de treinamento de ventilação mecânica nos hospitais.