Autor: Simon Singh
A história do enigma que confundiu as mais brilhantes mentes do mundo durante 358 anos em formato de bolso. Um dos enigmas matemáticos mais instigantes do mundo, o Último Teorema de Fermat, como ficou conhecido, foi desvendado em 1993 por Andrew Wiles, professor da Universidade de Princeton. Muitos pesquisadores devotaram suas vidas para revelar o enigma por quase quatro séculos de estudos, tentativas e, principalmente, persistência.
Este livro relata a busca épica pela resolução do maior problema matemático de todos os tempos, um misto de ciência, obsessão e drama.
Autor: Mario Livio
As relações matemáticas representadas pelo número fi - 1,6180339887..., conhecida como 'razão áurea' ou 'proporção divina' - são encontradas na conformação das conchas, dos girassóis, dos cristais, das galáxias, nas proporções do corpo humano, nas pirâmides, em símbolos mágicos e até na Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Nesta obra, o astrofísico e matemático Mario Livio esclarece as origens das ocorrências da razão áurea na natureza e seus usos na arquitetura, na pintura e na música. Um número infinito tão laureado por suas qualidades harmônicas que no século XIV foi elevado a proporções divinas.
Autor: Leonard Mlodinow
Não estamos preparados para lidar com o aleatório e, por isso, não percebemos o quanto o acaso interfere em nossas vidas. Num tom irreverente, citando exemplos e pesquisas presentes em todos os âmbitos da vida, do mercado financeiro aos esportes, de Hollywood à medicina, Leonard Mlodinow apresenta de forma divertida e curiosa as ferramentas necessárias para identificar os indícios do acaso. Como resultado, nos ajuda a fazer escolhas mais acertadas e a conviver melhor com fatores que não podemos controlar.
Prepare-se para colocar em xeque algumas certezas sobre o funcionamento do mundo e para perceber que muitas coisas são tão previsíveis quanto o próximo passo de um bêbado depois de uma noitada...
Autor: Malba Tahan
As proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir – um viajante com o dom intuitivo da matemática, manejando os números com a facilidade de um ilusionista. – tornaram-se lendárias na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Neste livro, Malba Tahan relata as incríveis aventuras deste homem singular e suas soluções fantásticas para problemas aparentemente insolúveis. A matemática recreativa apresentada no livro é, certamente, menos dolorosa que a fria e doutoral ensinada nos colégios. Malba Tahan conseguiu realizar quase que um milagre: unir ciência e ficção e acertar. Seu talento e sua prodigiosa imaginação são capazes de criar personagens e situações de grande apelo popular, o que explica seu imenso sucesso.
Autor: David Salsburg
Um grupo de professores ingleses se reuniu no fim de 1920 para tomar chá numa tarde de verão. O assunto se voltou para uma pergunta curiosa: o gosto do chá muda de acordo com a ordem em que as ervas e o leite são colocados? Essa simples questão resultou em um estudo pioneiro na área. Nesse livro instigante, David Salsburg conta como a estatística transformou radicalmente os métodos de pesquisa na ciência, aumentando a credibilidade da investigação em diversos campos do saber, tais como a medicina, a política e a publicidade. Tudo de forma leve, partindo de quadros biográficos como o que inspirou o título dessa edição.
Autor: Robert Matthews
A necessidade de compreender o acaso nunca foi tão urgente. Em um cenário de agitações políticas, tumultos nos mercados financeiros e uma interminável ladainha sobre riscos, ameaças e calamidades, todos ficamos ansiosos por uma certeza – mesmo que ela nunca vá existir. Mas isso não é razão para fatalismos. Ainda que não possamos jamais nos livrar do acaso, temos agora as ferramentas certas para enfrentá-lo. É o que nos mostra o premiado escritor e cientista britânico Robert Matthews nesta introdução inovadora às leis da probabilidade.
Ao fim deste livro, você saberá:
como entender e até mesmo prever coincidências;
se apólices de seguro valem a pena;
por que predições de "especialistas" são frequentemente enganosas;
como saber se um argumento científico é avanço ou bobagem;
quando há sentido em fazer uma aposta, em qualquer coisa, de competições esportivas ao mercado de ações.
Autor: Mario Livio
Durante séculos uma equação atormentou os mais brilhantes matemáticos do mundo, que não conseguiam decifrá-la. A tarefa parecia impossível, até que dois jovens prodígios, separadamente, descobriram que ela não poderia ser resolvida pelos métodos tradicionais e revolucionaram a história da matemática. Eles eram A equação que ninguém conseguia resolver é um relato fascinante e acessível do astrofísico e matemático Mario Livio sobre simetria e tenacidade do intelecto humano frente a desafios aparentemente insuperáveis..
Autor: Leonard Mlodinow
Leonard Mlodinow, Ph.D. em física e matemática, narra neste seu livro, de maneira incrivelmente clara e divertida, a história fascinante da geometria ao longo do tempo. O livro fez enorme sucesso nas escolas norte-americanas. O autor é também roteirista de cinema e TV, como da série Jornada nas Estrelas. Mlodinow mostra que a geometria é uma ciência que permeia todo o mundo em que vivemos. Ela afeta as nossas percepções de arte e música. A pintura e a escultura seguem princípios geométricos básicos de proporção e simetria.
Autor: Ian Stewart
Dos primeiros símbolos numéricos da Mesopotâmia aos grandes problemas ainda insolúveis que desafiam a mente dos maiores cientistas de nosso tempo, o brilhante e aclamado professor Ian Stewart oferece uma história da matemática esclarecedora e extremamente simples de ler.
Com mais de 100 ilustrações, Em busca do infinito desmistifica as ideias essenciais da matemática, explicando um tema fundamental de cada vez. Entre diagramas, fotos e pinturas - além de quadros destacando o que cada descoberta fez por sua época e também suas aplicações hoje em dia -, Stewart revela a natureza fascinante desta ciência e sua presença em todos os aspectos de nossa vida.
Autor: Jason Socrates Bardi
No início do século XVIII, Newton e Leibniz se envolveram numa disputa que durou mais de dez anos, até o final de suas vidas. O autor Jason Bardi descreve a história dos gigantes da matemáticas alemã e britânica que brigaram acirradamente e publicamente pela autoria do cálculo.
Autor: Denis Guedj
Este livro é um suspense matemático-policial. Ou policial-matemático. A história tem início em Paris, quando o menino Max resgata um papagaio sequestrado por gângsteres. Ao mesmo tempo, o sr. Ruche, dono da livraria As Mil e Uma Folhas, recebe uma carta de um amigo há muito desaparecido. Postada em Manaus, a carta lhe avisa que ele receberá uma remessa surpreendente: a maior biblioteca de matemática do mundo. Por que um papagaio despertaria o interesse de mafiosos? O que ele guarda na memória? Por que o amigo do sr. Ruche quer se desfazer de uma biblioteca tão preciosa? Para armar e desarmar essas duas tramas paralelas, o matemático Denis Guedj, professor na Universidade Paris VIII, lança mão de toda a história da matemática, desde a Antiguidade até os nossos dias. Resultado: a matemática vira literatura e a literatura vira matemática, num jogo em que o leitor (ou o aluno) sempre vence
Autor: Alex Bellos
Responda rápido: quanto é 3958728 × 9614923? Aritmética não é seu forte? Entretenha-se, então, brincando com um cubo mágico - e tentando concluir o problema em menos de vinte movimentos. Quando se cansar, que tal ir ao cassino e apostar todo o seu dinheiro num único número da roleta, enquanto ela gira e você calcula, por análise combinatória, suas remotas chances de finalmente ficar rico? Tortura? Pois saiba que há pessoas que conseguem, em questão de segundos e com espantosa facilidade, realizar mentalmente cálculos ainda mais complexos. Alex Bellos empreende uma viagem exploratória pelo país da matemática para demonstrar que o estudo dos números e de suas mútuas - e, às vezes, estranhas - relações não precisa passar pelo tormento enfadonho do ensino tradicional. Dotado de profunda empatia com o mundo dos números, Bellos conduz o leitor por um roteiro de personagens tão interessantes quanto as singularidades inesgotáveis do número
Autor: Adam Kucharski
Em A ciência da sorte, o premiado escritor Adam Kucharski nos leva por mesas de roleta de Las Vegas, loterias e pistas de corrida de cavalos de Hong Kong para contar a história de homens e mulheres que venceram a banca - e mudaram as nossas ideias fundamentais sobre chance, aleatoriedade e sorte. Num percurso que abrange matemática, psicologia, economia e física, você conhecerá robôs capazes de blefar e manipular oponentes, o matemático que jogou uma moeda para o alto 25.000 vezes para estudar probabilidade e universitários que lucraram explorando uma brecha nas loterias.
Autor: Ian Stewart
Até bem pouco tempo, a simetria - um tipo especial de transformação que, embora movendo um objeto, permite que ele permaneça o mesmo - era uma busca indecifrável no campo da matemática. No entanto, no século XX, emergiu como elemento central das noções mais essenciais da física e da cosmologia. O genial divulgador da ciência Ian Stewart conta de modo simples e atraente como uma sucessão de matemáticos e físicos, à procura de soluções para equações algébricas, acabou por construir uma teoria que revolucionou nossa visão sobre o Universo.
Stewart constrói uma linha do tempo que vai da antiga Babilônia à física do século XXI. Um livro que nos revela, sobretudo, que a história da matemática depende das descobertas produzidas por pensadores persistentes e inconformados.
Autora: Sylvia Nasar
Esta biografia do brilhante matemático Nobel de Economia John Nash explora a tênue linha entre loucura e genialidade. A jornalista Sylvia Nasar narra com riqueza de detalhes a vida do gênio que, aos 30 anos, já somava em seu currículo uma entrevista com Albert Einstein, uma bolsa de pós-graduação no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton e soluções de alguns dos mais complexos enigmas matemáticos. Mas a natureza frágil e extraordinária da genialidade cedia terreno à loucura e, aos 31 anos, Nash sofria seus primeiros colapsos. Em 1994, no entanto, o autor do conceito de equilíbrio na teoria dos jogos, batizado como “Equilíbrio de Nash”, surpreendeu a todos ao ganhar o Nobel de Economia.
Autor: Ian Stewart
Um dos mais famosos e respeitados matemáticos da atualidade, Ian Stewart explora as conexões vitais entre a matemática e o progresso da humanidade e demonstra como as equações são parte integrante da nossa vida desde a Antiguidade, abrindo novas perspectivas de desenvolvimento - seja com a comunicação global, GPS, lasers, naves espaciais ou a energia atômica.
17 equações que mudaram o mundo é um relato apaixonado e único da história do homem, contado através de dezessete formulações matemáticas cruciais, do teorema de Pitágoras à teoria do caos.
Autor: Larry Gonick
O mestre dos quadrinhos Larry Gonick, um matemático formado em Harvard, apresenta um curso ilustrado abrangente e atualizado de Cálculo básico que desmistifica o mundo das funções, limites, derivadas e integrais. Usando gráficos claros e úteis - e humor delicioso para tornar mais leve um assunto que é normalmente difícil -, ele ensina todo o básico, com inúmeros exemplos e conjuntos de problemas. Tanto para os curiosos quanto para os confusos, o "Cálculo em Quadrinhos" é uma combinação perfeita de diversão e educação - um auxílio de valor para qualquer estudante, professor, pai ou profissional.