Melhorar qualidade da água é objetivo de pesquisa em Toledo - Unioeste
A água que chega nas torneiras das casas dos brasileiros não é tão limpa quanto parece, pois está contaminada com pequenas partículas de diversos produtos, como agrotóxicos. É na tentativa de aumentar a segurança e a qualidade da água que o professor Guilherme Bessegato realiza sua pesquisa de pós-doutorado, buscando a criação de novas espécies capazes de removerem as substâncias nocivas do meio líquido.
Uma pesquisa realizada pela Agência Pública e pela organização suíça Public Eye, mostra que a água consumida no país contém uma mistura de agrotóxicos. Na região Oeste do Paraná, foram encontrados pelo menos 27 agrotóxicos na água oferecida para consumo, sendo que 16 deles são catalogados como altamente tóxicos e 11 são relacionados com o desenvolvimento de doenças como o câncer.
No interior do laboratório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Toledo, o doutor procura maneiras de tornar mais seguro o consumo do líquido essencial à vida. Com a participação dos professores Dr. Cleber Lindino e Dr. Douglas Dragunski e de mais quatro acadêmicos de iniciação científica (Carolyne Crivelli, Bruna Finkler, Felipe Soares e Felipe Kirchhoff), o projeto recebe financiamento do CNPq e do projeto Instituto Nacional de Tecnologias Alternativas para Detecção, Avaliação Toxicológica e Remoção de Contaminantes Emergentes e Radioativos, vinculado à Unesp.
Cientista da Unioeste – Guilherme Garcia Bessegato - Unioeste
A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades. Entre os cientistas apontados como um dos mais citados está o professor Guilherme Garcia Bessegato que desde 2019 leciona no Centro de Engenharias e Ciências Exatas no Campus de Toledo.