É com muita alegria que divulgamos a programação do Ciclo de Debate em Saúde Planetária!
É com muita alegria que divulgamos a programação do Ciclo de Debate em Saúde Planetária!
O Primeiro encontro será dia 07/02/2022 (segunda-feira) às 18:00h e tem como tema Introdução à Saúde Planetária.
O Segundo encontro será dia 11/02/2022 (sexta-feira) às 16:00h e tem como tema Ciências exatas e Sociais Aplicadas e a Saúde Planetária.
O Terceiro encontro será dia 14/02/2022 (segunda-feira) às 18:00h e o diálogo será sobre Ciências humanas e a Saúde Planetária.
O último dia o encontro será dia 18/02/2022 (sexta-feira) às 16:00h e vamos conversar sobre Saúde mental, Expressão Artística e a Saúde Planetária.
Convidados
Introdução à Saúde Planetária
07/02/2022 às 18:00h
Francinalva Dantas de Medeiros
Paraibana, Graduada em Farmácia e Mestre pela UFPB, Doutora pela USP. Professora no Centro de Educação e Saúde, UFCG, campus de Cuité, coordenadora do grupo de pesquisa de Saúde Planetária UFCG/CES, atua nas áreas de Estudos Fitoquímicos com Plantas do Semiárido, Fitoterapia e Saúde Planetária. Encantada pelo planeta, pelos seres humanos e não humanos.
Larissa Medeiros
Médica neurologista (UFPB/ SESAB-BA), pós graduada em Medicina Integrativa (H. Albert Einstein). Dedica-se à abordagem sistêmica da saúde, inspirando um modo de vida saudável, cultivando o engajamento com o cuidado ambiental. Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Saúde Planetária da UFCG e atua na prescrição de cannabis medicinal em parceria com a Associação Aliança Verde.
Ciências exatas e Sociais Aplicadas e a Saúde Planetária
11/02/2022 às 16:00h
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1997) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Desenvolvimento Urbano pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE. Bolsista do Programa de Pós-doutorado Junior do CNPq (2014-2016) no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE. Atualmente é professora adjunto do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), coordenadora do Grupo de Pesquisa Produção da Habitação e da Cidade (GPHEC) e pesquisadora do INCT Observatório das Metrópoles Núcleo Paraíba da UFCG, e do Grupo de Pesquisa Mercado Imobiliário em Centros Históricos (MICH) da UFPE. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano e regional, questões ambientais urbanas, urbanização turística, mercado informal de habitação em áreas pobres e mercado imobiliário em centros históricos.
Doutorando em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e membro do Grupo de Estudos em Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados da USP. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Mestrado em informática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Tem experiência de mais de 20 anos no desenvolvimento de software, atuando em empresas públicas e privadas. Seu foco de pesquisa atual é no uso de métodos de ciência de dados para análise das ações de combate à dengue. Também tem interesse no uso de dados de redes sociais como apoio à vigilância em saúde, além de temas como meio ambiente, alimentação e sustentabilidade.
Ciências humanas e a Saúde Planetária
14/02/2022 às 18:00h
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UnB (PPGAS). Militante de direitos indígenas, humanos e das mulheres, é pesquisadora indígena e ex-presidente da Associação dos Acadêmicos Indígenas da UnB (AAIUnB). Atua como membra da Articulação Brasileira de Indígenas Antropóloges (Abia) e da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga).
Graduada em filosofia pela UEPB, Mestra em filosofia pela UFPB. Atualmente cursa doutorado na área de Gestão de Recursos Naturais pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais da UFCG, Professora vinculada ao curso de Serviço Social do Centro de Ciências Sociais e Jurídicas da UFCG - campus Sousa.
Saúde mental, Expressão Artística e a Saúde Planetária
18/02/2022 às 16:00h
Sonhadora, agrofloresteira, passarinha e marinha, busco instrumentos para uma educação popular e amorosa, em ambientes formais e informais. Bióloga com mestrado no Ensino das Ciências Ambientais, trilho e semeio caminhos desde a Agroecologia e a Permacultura desde 2007. Caminhos de cocriação de florestas e jardins, pedagógicos e produtivos, em ambientes urbanos, rurais e internos: o reflorestamento das mentes e corações. Vivencio o poder do coletivo, tecendo redes agroecológicas e de cuidado com a Mãe Terra, como o SAFe-UFPE / Rede pela Transição Agroecológica, o movimento Salve Maracaípe, o Coletivo Kapi'wara e o Cultivo Coletivo. Buscadora do Bem Viver, procuro atuar enquanto estudante da natureza - professora suprema, desde ações com povos tradicionais a comunidades rurais, urbanas, consultorias e negócios sociais com foco em reflorestamento, produção agroecológica, consumo consciente e popular, cultura e saúde integral.
Fabiane Cavalcante, Psicóloga e Psicoterapeuta (CRP 02/23323), Facilitadora de reconexão com a natureza, Especialização em Psicologia social, Formando em Ecopsicologia Aplicada Ecotuner, Cofundadora da ONG Pazear e da Nossa.teia
Acorde a Floresta é um grupo formado por iniciativas agroecológicas com artistas de Pernambuco que tocam floresta. Através do manejo agroecológico do solo, do toque humano na terra, plantam instrumentos e cultivam sons.