O projeto de Apoio Pedagógico da Escola Darcy Ribeiro é conduzido e supervisionado pela Professora Eliana Urzeli Bion Rodrigues. Além das aulas de apoio as crianças que fazem parte do Apoio Pedagógico possuem uma jornada ampliada no contra turno. Isso contribui para a qualificação da aprendizagem das crianças envolvidas no projeto.
Os objetivos dessas aulas incluem o processo de ensino e aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética Ortográfica e do Sistema de Numeração Decimal.
Por se tratar de uma Jornada Ampliada, é necessário fornecer refeições ao meio-dia para as crianças. Isso se aplica tanto às crianças que frequentam o período matutino e participarão do projeto no período vespertino, quanto às crianças que comparecerão no período matutino para participar do projeto e permanecerão na escola para as aulas regulares no período vespertino.
Compreendemos que o desenvolvimento das habilidades de leitura com compreensão, escrita e o pensamento matemático são fundamentais para capacitar as crianças e integrá-las no mundo letrado. Nosso principal desafio em relação à aprendizagem das crianças reside na aquisição do Sistema de Escrita Alfabética Ortográfica, na fluência e compreensão da leitura, assim como na produção de diversos gêneros textuais presentes na sociedade.
O objetivo do Projeto de Apoio Pedagógico em Jornada Ampliada é proporcionar às crianças que estão nos estágios iniciais da alfabetização a compreensão do Sistema de Escrita Alfabética, bem como a familiarização com os princípios do Sistema de Numeração Decimal. Assim, durante o ano letivo de 2023, o trabalho do Apoio Pedagógico será focado em oferecer atividades diferenciadas, orientações e mediações para o desenvolvimento dessas habilidades, enriquecendo o tempo das crianças na Unidade Educativa.
Serão elaboradas uma série de ações pedagógicas com ênfase na alfabetização, letramento e raciocínio lógico-matemático para crianças que apresentam deficiências na aprendizagem dessas habilidades, com base nos registros das atas do último colegiado de 2023 (para crianças aprovadas com ressalvas) e nas análises diagnósticas realizadas no início do ano letivo de 2024.