Depois de 40 anos fechado o laboratório de Física da ETEFV foi reativado em 1998 por iniciativa do professor César Bastos.
Em 2000 a FAETEC comprou novos experimentos para todas as escolas da rede modernizando os laboratórios, com isso foi possível criar uma disciplina curricular na grade da ETEFV - Física Experimental.
Com recursos dos projetos pesquisa do professor César Bastos o laboratório de Física foi modernizado e integrado com outras disciplinas. Os projetos desenvolvidos no laboratório de Física da ETEFV produziram publicações nacionais e internacionais, prêmios para a equipe e materias em jornais e TVs.
O professor César Bastos coordenou uma proposta de criação de práticas de Física para todos os tópicos das ementas de Física. A proposta das práticas de Física surgiu para oferecer aos alunos uma oportunidade de aprender fazendo, com a mão na massa. Deixando para trás metodologias tradicionais em que o aluno assistia ao professor fazer algum experimento e depois descrevia o experimento em um relatório, nas práticas de Física os alunos fazem e fazem muito no laboratório realizando diversos experimentos, discutindo medidas, erros experimentais e analisando resultados.
Das práticas do prof. César Bastos na ETEFV surgiram novos projetos e pesquisas:
Projeto de Robótica ETEFV, premiado com o selo ISO 9002;
Projeto LABVAD em parceria com o NCE/UFRJ;
Disciplinas de Formação de professores de Física em parceira com o CECIERJ;
Disciplinas de Formação de professores de Tecnologia Educacional em parceira com o CECIERJ;
Disciplinas de Formação de professores EJA em parceira com o CECIERJ;
Palestras nas edições do Rio Innovation Week, Arduino Day e diversos eventos científicos