PARTICIPAÇÃO DIRETA DE SETORES DA COMUNIDADE E FAMILIARES DO PATRONO

Em outubro, aconteceram as Festividades do Dia do Patrono na Escola Estadual Domingos de Macedo Custódio, dentro do Programa Escola da Família, junto com o Bombeiro Mirim e o Grêmio Estudantil. A homenagem incluiu exposição de cartazes contando a história do professor Domingos de Macedo.

ESCOLA NAJLA: RESGATE HISTÓRICO DA PATRONA DA ESCOLA

O evento Dia do Patrono da Escola Estadual Najla Jamile Santos Machado Araújo, aconteceu em outubro e teve como foco o resgate da memória e história da instituição

A comemoração fundamentou-se em conversa com os alunos sobre a patrona da escola e a importância da mesma para a educação. O evento contou com a participação dos discentes de todas as salas, suas respectivas professoras e toda Equipe Gestora.


NO DIA DO PATRONO DA ESCOLA SUELY ANTUNES DE MELO HOUVE EXPLANAÇÃO SOBRE A VIDA E O TRABALHO DA PATRONA E MUITAS BRINCADEIRAS

A comemoração aconteceu em 18/08/2018. O evento trouxe um histórico da vida de Suely Antunes e foi apresentado para a garotada.

Nascida em São José dos Campos, em 17/08/1944, concluiu o ginásio em 1962 na IEE "Col. João Cursino". Em 1965, se formou no Normal, também, na IEE "Cel. João Cursino". Foi em 1966 que começou a lecionar como substituta na Escola Mista do Bairro dos Remédios, em São Francisco Xavier.

Era uma pessoa bondosa e muito religiosa, participava da Igreja Matriz de São José e cantava no coral da mesma. Também gostava de escrever versos sobre amor, sonhos entre outros assuntos.

No dia 21/10/1966, foi vítima de um trágico acidente quando vinha de São Francisco Xavier para uma reunião pedagógica em São José dos Campos, que levou a seu falecimento.

A tragédia consternou o professorado e o povo joseense que tão bem conhecia os ideais e o espírito de sacrifício da jovem mestra.

No dia 13/03/1967, o Grupo Escolar Vila Maria passou a denominar-se Professora Suely Antunes de Mello.

NA ESCOLA EDEWALDO FREITAS GAIA SANTANA HOUVE UM QUIZ: CONHECENDO O PATRONO DA ESCOLA

O evento aconteceu no dia 18/06/2018 e teve como atividade principal um quiz sobre a vida do patrono.

Edewaldo Freitas Gaia Sant’Ana nasceu em Ilha Bela (SP) no dia 02/10/1919. Era filho de João Gaia de Sant’Ana e Catharina de Oliveira Sant’Ana. Fez seu curso primário em Ilha Bela, tendo depois se mudado para Santos onde cursou o ginásio no Estado Canadá e a escola normal no “José Bonifácio”. Concluiu o Curso de Administradores Escolares e o de extensão universitária na USP.

Em 1941, ingressou no magistério público primário como professor da Escola Normal do Bairro Bonito (Penápolis). Lecionou em Garça, Tabatinga, Nova Europa, Itajobi e Itirapira. Em 1947, foi nomeado por concurso para exercer o cargo de Diretor do Grupo Escolar de Irapuã. Dirigiu, também, o Grupo Escolar de Oswaldo Cruz (em Oswaldo Cruz), o Grupo Escolar Capistrano de Abreu (em Guarulhos) e o Grupo Escolar Júlio Pestana (na capital).

De 1949 a 1955, esteve como Inspetor Escolar Substituto, junto à Diretoria Regional de Ensino de Catanduva. Em 1961, foi nomeado por concurso Inspetor Escolar (em Dracena), removendo-se depois para Marília. Em 1964, veio para São José dos Campos permanecendo até a sua aposentadoria em 14 de julho de 1971.

A sua esposa era Celina Goldin Guimarães Gaia e teve cinco filhos: Sylvio José, Paulo Eduardo, Sofia Helena, Regina Marta e Sérgio Henrique. Faleceu em São José dos Campos, no dia 03 de maio de 1978.

Conforme a lei nº 2.816 de 30 de abril de 1981, publicada em D.O.E. de 1º de maio de 1981, a antiga Escola Estadual de 1º Grau de São José dos Campos, passou a denominar-se E. E. P. G. Professor Edewaldo Freitas Gaia Sant’Ana.

O DIA DO PATRONO NA ESCOLA ESTADUAL ESTEVAM FERRI CONTOU COM PARTICIPAÇÃO MACIÇA DOS ALUNOS

O evento aconteceu em 13/03/2018 e a Diretora Liliane contou para todos os alunos presentes a história do professor Estevam Ferri, enfatizando o trabalho que ele desenvolveu na educação para comunidade joseense.

Estudante, professor e pai de família, foi enfatizado como exemplo a ser seguido. Três alunos de cada período participaram deste momento contando histórias de familiares, pais e professores de Estevam Ferri.

Nascido em 13/03/1900, em Guaratinguetá, mudou-se para São José dos Campos em 1924, onde começou a lecionar e viveu até a sua morte, em 23/06/1964.

Em 1933 foi nomeado professor de Matemática do Colégio Olímpio Catão e um dos fundadores da Escola Olavo Bilac. Em 1949,ingressou no ramo imobiliário e fez doações do terreno para construção da Escola Estadual Marechal Rondon e Estevam Ferri.

Texto (adaptado) de Liliane Mariano Ramos Macau.

FILHA DE FRANCISCO LOPES ESTEVE PRESENTE NO DIA DO PATRONO DA ESCOLA

A comemoração do Dia do Patrono aconteceu no dia 06/09/18. A escola cuidou, carinhosamente, de todos os detalhes. Ao chegar à escola, a comunidade foi recebida por um grupo de alunos do Grêmio Estudantil. Após a recepção, encaminhada para uma sala em que estavam presentes a Equipe Gestora, a filha do Patrono Francisco Lopes (dona Iza Ramos de Azevedo Souza) e três netas dela.

Os diversos espaços da escola contavam sobre Francisco Lopes, poemas (do patrono) foram expostos, seu retrato desenhado por um aluno, além de várias fotos e memórias da instituição desde década de 1990.

Estavam presentes na solenidade os familiares, equipe gestora, comunidade escolar, a Dirigente Regional de Ensino (Adriane Rigotti), a Supervisora da escola (Maria Cláudia Gorla), a Diretora do Núcleo Pedagógico (Maiza Marcondes) e a PCNP Cíntia Araújo (Projeto Dia do Patrono da Escola).

Foi um evento lindo e emocionante que resgatou a história do Patrono e a história da escola (do surgimento até os dias atuais), com apresentações de alunos e professores. As autoridades presentes, a Equipe Gestora e filha do patrono inauguram, ainda, a placa com a Missão da Escola.

ACONTECEU NA EUNICE CORDEIRO

A comemoração do Dia do Patrono da E. E. Eunice Cordeiro aconteceu no dia 25 de setembro e contou com a participação da comunidade escolar.

Foi feita a leitura da biografia da professora Eunice Cordeiro, roda de conversa sobre a vida dela e também exposição de painel com fotos de atividades desenvolvidas desde o início do ano. O evento foi finalizado com a música “Ao Mestre com Carinho”.

ACONTECEU NA ESCOLA VALMAR

No início de fevereiro de 2018, foi apresentada a fotografia (quadro na entrada da escola) e biografia do Professor Valmar Lourenço Santiago para os alunos das primeiras séries, a fim de que os mesmos conhecessem o patrono e sua história. Desta forma, a escola iniciou o ano letivo trabalhando o pertencimento escolar destacando o quadro que fica na entrada da Secretaria da escola, feito por um aluno que reproduziu a imagem do professor Valmar a partir de uma foto.

DIA DO PATRONO NA ESCOLA ÉDERA IRENE

Para comemorar essa data, foram realizadas atividades relacionadas a biografia e pesquisa, focando sua vida profissional enquanto educadora da Rede Pública Estadual, principalmente na E. E. Édera. Os alunos, juntamente aos professores de Língua Portuguesa, Geografia, História, Arte e Inglês realizaram trabalhos, tais como: caricatura, poesia, contos e sonetos. O período da tarde contou ainda com a confecção de um mural informativo.

FESTA NA ESCOLA SANT'ANA DO PARAÍBA

Na mês do aniversário da unidade escolar (abril), os professores fizeram um estudo resgatando a história da escola. E no dia 27/04 foram realizadas atividades lúdicas e comemoração com bolo. Foi uma linda festa onde pudemos resgatar a história de nossa escola.



Dia de homenagem ao patrono – ano 2000 – com a presença de parentes do Patrono

SHOW DE TALENTOS E REVELANDO O BAIRRO NA E. E. JOAQUIM DE MOURA CANDELÁRIA

O evento ocorrido no dia 19 de maio contou com resgate da história da escola que inicialmente chamava-se E. E. P. G. do Centro Comunitário do Jardim Morumbi. Com o Decreto 29.594 de 30/01/1989, passou a se chamar E. E. Professor Joaquim de Moura Candelária e seu funcionamento data de 13/02 do mesmo ano. A comemoração enalteceu a biografia de Joaquim Candelária.

Entre as fotos e as memórias da escola, foi resgatado o evento "Dia de homenagem ao Patrono" do ano de 2000. Comemoração que, entre outros, parentes do patrono se fizeram presentes.

PESQUISA NA ESCOLA UBIRAJARA


Para comemorar o Dia do Patrono, os alunos fizeram pesquisa de campo com moradores do bairro e ex-alunos da escola. A pesquisa contemplou o gênero biografia, parte integrante do "Programa Ler e Escrever". Este estudo buscou o resgaste da memória e da história da instituição escolar e de seu patrono.





SOLENIDADE NA ESCOLA MARIOTTO

No dia 07 de abril, aconteceu na escola Mariotto um passeio ciclístico com a comunidade e também comemoração com a banda do DCTA, apresentação do Hino Nacional, Hino da Escola e hasteamento das bandeiras com a participação do Grupo de Escoteiros do Prof. Verdussem. Para complementar, inauguramos a foto do patrono com a presença do Coronel Antenuzze e do Coronel Siqueira (ex-aluno da Mariotto). O evento contou, ainda, com a presença da PCNP parceira da escola, Ana Rita.

Pesquisa João Morotti alunos.pdf

PESQUISA DE CAMPO FEITA PELOS ALUNOS DA ESCOLA JOÃO MOROTTI

A organização da comemoração do Dia do Patrono contou com a participação dos alunos que fizeram pesquisa de campo, visitaram o sítio dos familiares e descendentes de João Morotti Filho e os entrevistaram. Através desta pesquisa elaboraram a biografia do patrono e tiveram conhecimento da doação do terreno que ele fez para a construção da escola dentre outras descobertas importantes sobre a relevância de Morotti para a região.

ACONTECEU NA ESCOLA ESTADUAL EUNICE

A data de comemoração da patrona é dia 25 de setembro e, nos meses que antecederam, os alunos pesquisaram a respeito da vida de Eunice Cordeiro dos Santos Rodrigues e da escola, culminando na apresentação e exposição da história da instituição.


ESCOLA PROF.ª SÔNIA MARIA ALEXANDRE PEREIRA TEM COMO PRÁTICA HOMENAGEAR A PATRONA NO INÍCIO DO ANO LETIVO

No início do ano letivo é contada a história da Prof.ª Sônia Maria com o intuito de propiciar maior sentimento de pertencimento por parte dos alunos. A escola escolheu o início do ano letivo por ser mais próximo a data do aniversário natalício da Prof.ª Sônia, além do simbolismo de homenageá-la sempre que as aulas iniciam.

Sônia Maria, com alto espírito solidário e amoroso, mostrou, mais de uma vez, o seu compromisso em ensinar. Ainda, nos últimos momentos de sua vida deixou aos seus familiares a seguinte anotação: "Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é uma prazer para mim dividir o planeta e uma época com vocês. Muito obrigada! ".

TEATRO NA E. E. FRANCISCO PEREIRA DA SILVA

Os alunos do Grêmio Estudantil e também outros convidados fizeram um teatro retratando a vida e obra do professor Francisco Pereira da Silva. Apresentaram para todas as turmas, na Sala de Leitura, seguindo um cronograma.

A obra do patrono é sempre lembrada nos saraus da escola, pois era um poeta e folclorista. Uma aluna no ano de 2017 fez uma pintura na parede da Sala de Leitura com a foto do Francisco Pereira, batizando a sala em comemoração do seu aniversário.

SHOW DE TALENTO NA ESCOLA YOSHIYA TAKAOKA

No dia 06 de novembro aconteceu o animado Show de Talentos Yoshiya Takaoka. Esteve em destaque os mais diferentes talentos dos alunos da escola. O público foi agraciado com música, dança, canto e teatro.

O evento contou com a participação e interação de toda a comunidade escolar. Além da apresentação dos alunos, a Diretora Thaianne, a Vice Diretora Joesane e o professor Reginaldo fizeram um jogral sobre a vida de Yoshiya Takaoka.

Houve, ainda, premiação dos melhores alunos do primeiro, segundo e terceiro bimestres que participaram da Olimpíada de Filosofia, OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) entre outros.

O evento contou com a presença da Supervisora da escola Matilde, PCNP parceira Maria Isabel e PCNP Cíntia Araújo (Projeto Dia do Patrono da Escola).

ACONTECEU A 2ª FESTA DA PATRONA DA ESCOLA RUTH COUTINHO


A escola promoveu a 2ª Festa da Patrona. O evento foi aberto a comunidade escolar e contou com apresentação e exposição da biografia de Ruth Coutinho Sobreiro. Os alunos também participaram de concurso da caricatura.


LINDA SOLENIDADE NA ESCOLA MOABE CURY

O Dia do Patrono contou com a presença de três familiares da senhora Moabe Cury (dois netos e uma nora). Os familiares fizeram um lindo pronunciamento destacando os motivos que levaram a senhora Moabe e seu esposo saírem do Líbano e virem para o Brasil e, particularmente, para São José dos Campos. Para dar início ao evento, os familiares contaram a história do casal e de sua família na cidade.

O evento destacou a importância da senhora Moabe e do seu exemplo. Relacionando com a importância das escolhas pessoais de cada um.

A biografia de Moabe Cury foi apresentada por alunos dos sextos anos com apoio da professora da Sala de Leitura. Houve exposição de: caricaturas (de uma foto da senhora Moabe) feita pelos alunos; mural com fotos e documentos da patrona; fotos da escola Moabe desde a década 1980; apresentação musical do Grupo AJAS (oficina de violão); apresentação de teatro e vídeo realizado por alunos da escola e Grêmio Estudantil.

A linda cerimônia buscou, entre outros, exaltar a importância da preservação da memória, da história da instituição e preservação do patrimônio. E contou com a participação da Equipe Gestora, de toda a comunidade escolar, dos familiares da senhora Moabe Cury, da PCNP parceira da escola (Alessandra Pereira) e PCNP Cíntia Araújo (Projeto Dia do Patrono da Escola).

EXPOSIÇÃO NA E. E. JORGE BARBOSA


No dia 22 junho aconteceu na E. E. Jorge Barbosa exposição de fotos e reprodução da foto do patrono da escola. Apresentação de sua biografia e relatos de sua vida resgatou a importância da memória e história desta instituição escolar.

COMEMORAÇÃO NA MARIA LUÍZA DE GUIMARÃES MEDEIROS

Na semana de 20 a 24 de agosto foi comemorada a Semana do Estudante, com atividades programadas e diferenciadas na Unidade Escolar.

No dia 23 foi feita uma homenagem à Patrona Maria Luiza, com ênfase para as turmas da 1ª série do Ensino Médio com palestras informativas sobre sua bibliografia.

Para as demais turmas foi relembrado o Dia do Patrono, elegendo alunas com o Nome Maria Luiza, para representar a patrona como estudantes atuais da escola.

Foi realizado concurso de redação com o tema: "Patronesse Maria Luiza de G. Medeiros, uma pessoa visionária".


COMEMORAÇÃO NA MARIA DOLORES VERÍSSIMO


No dia 15 maio aconteceu a comemoração do Dia do Patrono na E. E. Professora maria Dolores Veríssimo Madureira.

Houve hasteamento das bandeiras (Brasil, São Paulo e São José dos Campos), execução do Hino Nacional, apresentação da biografia da patrona e exposição de fotos da escola desde a inauguração e almoço comemorativo.


FESTA DO PATRONO NA ESCOLA MEIRELLES

No dia 22 de setembro de 2018, aconteceu a Festa do “Patrono Prof. Joaquim de Andrade Meirelles”, na unidade escolar localizada na Rua Maranduba, s/n., Jardim Satélite.

A festa, em sua 2ª edição, presenteou a comunidade com uma linda sala temática, com exposição de fotografias antigas e atuais, exposição de troféus ganhos pela escola desde sua fundação, uniformes, poemas em homenagem ao patrono, além de fotos e documentos do arquivo pessoal de nosso homenageado.

Também houve apresentação musical, realizado pelo Clube Juvenil de Música de nossa escola. Para finalizar as festividades, foi realizada uma gincana estudantil (“Troféu Patrono”) com perguntas de conhecimento geral e competição de Queimada. Um dia dedicado ao conhecimento e alegria.

SOLENIDADE NA ZILAH FERREIRA

No dia 08 de dezembro ocorreu na escola Zilah Ferreira, a Solenidade de Premiação Destaques 2018. O evento homenageou alunos que se destacaram nos diferentes projetos que aconteceram durante o ano, como: Minha Arte na Capa, OBA (Olimpíada de Brasileia de Astronomia) – dois alunos receberam medalhas (uma de ouro e uma de bronze); Concurso de Desenho: Dia da Patrona.

A solenidade reservou momento especial para a celebração do Dia do Patrono da Escola com apresentação da biografia de Zilah Ferreira e sua trajetória na Educação.

O evento ressaltou, também, a importância da preservação da memória e da história da instituição, assim com a preservação deste patrimônio que pertence a todos.

Anteriormente, os alunos participaram de concurso de desenho tendo como ponto de partida a foto da patrona. E neste dia 08 de dezembro foi o momento da premiação dos três finalistas. A Coordenadora convidou a PCNP Cíntia Araújo (Projeto Dia do Patrono da Escola) e parceira da escola para entregar a premiação aos alunos.

O evento foi, ainda, abrilhantado com exposição de Releituras de Obras Modernistas feitas pelos alunos do professor de Língua Portuguesa (José Fernando). Verdadeiras obras de Arte dos alunos Zilah Ferreira puderam ser admiradas.

AYR PICANÇO NAS AULAS DE ARTE

Para comemorar o Dia do Patrono, os professores de Arte trabalharam caricatura/desenho de foto da patrona abordando a biografia, história da Ayr Picanço, assim como a história e memória da escola e a importância da preservação deste patrimônio.