Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração

Sexual de Crianças e Adolescentes: (Ação Forte)

Esta ação contou com a parceria de algumas instituições sociais que atuam no território da escola e englobam os locais de referência que compõem a Rede Protetiva, focada no atendimento e cuidado das crianças e dos adolescentes, a maioria deles alunos de nossa escola.

A ação se desenvolveu em formato de um jogo, proposto por essas instituições aos alunos que, tiveram a oportunidade de discutir a se apropriar do modo adequado de agir em situações de violência sexual.

Alguns alunos se surpreenderam com os conceitos abordados e as discussões extrapolaram os momentos da aula, sendo retomado em outros momentos pelos professores em sala de aula. Outra surpresa foi a mudança de atitude dos alunos que se destacaram durante o processo (pois alguns deles com uma postura bastante tímida participaram da discussão de uma forma bem ativa).

A Ação Forte, principal parceira desta atividade apresentou a proposta do jogo aos professores em reunião de ATPC, anterior à aplicação com os alunos e após a realização da ação, retornaram em uma outra oportunidade, em reunião com os professores, para apontar as impressões e desdobramentos que a ação proporcionou. (Essa postura de compartilhar os resultados foi muito elogiada pelos professores, que se colocaram à disposição para outros projetos nesse sentido).

Parceiros: Ação Forte – Ceco: Viver e Conviver - Centro de Saúde: Jd. Boa Vista e Instituto Semear 

 Participação do Coordenador de Gestão Pedagógica:

Contato com os parceiros, discussão e formatação da proposta inicial, divulgação da ação entre os professores, fomento da ação entre os alunos, preparação dos locais e ambientes para realização dos jogos, avaliação junto aos parceiros e compartilhar os resultados com os professores.