Portfólio de Carlos Forte 

Professor de Educação Física - Pedagogo

Em 2023 atuei como C.G.P. de Campinas.

Portfólio: Apresentação

Este portfólio está sendo apresentado, de duas finalidades distintas, ambas muito importantes para o processo de aprendizagem. A primeira delas tem a função de coletar as evidências dos acontecimentos decorrentes do trabalho como Coordenador de Gestão Pedagógica (CGP), realizado na E.E. José Carlos Nogueira Reverendo Professor, para que não se percam os projetos, as proposta, as personagens, a história, nem tampouco os esforços envolvidos nesse trabalho no período compreendido entre março/2023 até o final do corrente ano letivo. A segunda finalidade, tem a função de avaliar, não no sentido de valorar apenas superficialmente as propostas, os projetos e os trabalhos realizados, mas também, e principalmente, refletir sobre todos esses acontecimentos de uma maneira menos sujeitas às primeiras impressões, ou a imediata avaliação dos resultados. Lembrando nesse caso, as palavras do professor Cipriano Luckesi nos alertam:

“[...] A avaliação, tanto no geral quanto no caso específico da aprendizagem, não possui uma finalidade em si, ela subsidia um curso de ação que visa construir um resultado previamente definido.” (LUCKESI, 2011)

Na primeira finalidade, contamos com as dicas do professor Fernando Hernández que define o portfólio como:

“[…] um continente de diferentes tipos de documentos (anotações pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controles de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc.) que proporciona evidências do conhecimento que foram sendo construídos, as estratégias utilizadas para aprender e a disposição de quem o elabora para continuar aprendendo”. (Hernández, 2000)

A segunda perspectiva conta com a anuência da professor Catarina Brito que aponta que:

“Os portfólios enriquecem o processo de avaliação porque revelam um conjunto de competências, ajudam a clarificar objetivos de aprendizagem, encorajam a reflexão de todos os intervenientes, refletem a evolução ao longo do tempo e favorecem a continuidade de um ano para o outro.” (BRITO, 2009).