A ESCOLA

Nosso Patrono:

Professor Astrogildo Silva

O Professor Astrogildo Silva nasceu em Itapetininga, interior de São Paulo em 13 de maio de 1912. Casou-se com a professora Cordélia de Carvalho Silva, com quem teve uma filha, Sandra. Professor de 1932 a 1942 no interior de São Paulo foi diretor do Grupo Escolar Ribeirão Vermelho do Sul, Inspetor de Escola na Delegacia de Itapetininga, onde prestou relevantes serviços à campanha de Educação de Adultos.

Em São Paulo foi auxiliar do Fundo Estadual de Construções Escolares. O Professor Astrogildo Silva gostava de música e poesia, tendo escrito alguns sonetos. Faleceu nesta capital em 29 de agosto de 1967.

histórico do Prédio

A Unidade Escolar foi criada em 29 de novembro de 1963, através do decreto 42.073, e começou a funcionar em 17 de fevereiro de 1964, com o nome Grupo Escolar Prof. Astrogildo Silva.

Em 1972 a escoa passou a se chamar EEPG Professor Astrogildo Silva. Anos depois, em 18 de março de1998, foi foi publicada alteração para o nome atual, e a partir de 18 de novembro de 1998 a escola passou a se chamar "E.E. Professor Astrogildo Silva"

Por uma Poesia desta História


"Devemos muito a esta Escola,

e tenho a convicção de que quando o futuro for

presente nos lembraremos dela com muito orgulho".

Aluna Maíra Letícia Furtado Semaan 15/12/1981


A frase acima faz parte de um discurso de formatura que expressa de uma maneira clara o que um dia o passado projetou para o futuro. Hoje queremos trilhar um caminho inverso: tentaremos desvendar o passado a partir de documentos e memórias escrevendo um pequeno pedaço da História da Escola Estadual Professor Astrogildo Silva.

A maior riqueza do ser humano e talvez a sua maior força possa estar contida em sua memória. É através das experiências do passado que podemos abrir espaços críticos para o presente e julgarmos ações precisas para o futuro. Isso faz com que sejamos mais do que atores sociais "coadjuvantes" da História, proporcionando-nos o dom de ser presença, de ser História de sermos "atores e autores" dastramas da vida.

Certo poeta dizia que:"Plantar sementes que estimulam as pessoas provoca uma mudança radical". Não pode existir lugar mais fértil para o plantio de sementes do que o espaço escolar. Neste espaço, jovens, crianças e adultos em formação puderam e podem conhecer um mundo além de seu próprio eu e construírem a partir de seus sonhos o enunciado de serem "atores e autores" sociais.

A Escola Estadual Astrogildo Silva, ou o antigo "Grupo Escolar do Jardim Patente" completa nesta data 50 anos. Poderíamos aqui escrever e registrar inúmeras alocuções que enfatizariam esta celebração, entretanto torna-se desnecessário, pois, a data fala por si só.

O processo que levou o espaço escolar de toda a Rede Estadual do Estado de São Paulo, ou de todo o nosso país a mudanças contraditórias, coerentes e incoerentes não retira de nós a beleza e a poesia de podermos celebrar neste ano de 2014 a Fundação do Grupo Escolar do Jardim Patente que foi dada em 1964. Neste espaço a sabedoria foi e ainda é plantada, regada e colhida, por isso podemos poetizá-la e deixarmos que a História exerça sobre nós um fascínio. Alunos, funcionários, professores, pais e toda a comunidade foram e são convidados a serem "versos" deste épico "poema".

Toda História tem uma pitada de poesia e todo ser histórico possui um pouco de poeta: "Nunca somos verdadeiros historiadores somos sempre um pouco poetas, e nossa emoção talvez não expresse mais que a poesia perdida". (Bachelard, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2006 p.26)

Alguns trechos ilustram essa memória, individual e coletiva. Todos fazem parte de entrevistas feitas pelos alunos do período matutini. A eles o meu agradecimento pessoal!

Júlio César Minga Tonetti

Históriador


"Memórias"


"Naquele época andávamos com as mãozinhas para trás. Onde é o banheiro feminino agora; era o banheiro das duas salas do pré-primário. Ao lado do banheiro tinha um filtro de argila e uma canequinha, todos bebiam água lá. Onde hoje é a casa do caseiro era o pátio (que eu achava imenso) era por lá que entrávamos na Escola".

Vagma Moura Furtado (Funcionária e ex aluna)


"Astrogildo Silva: Sinônimo de Educação, civismo e disciplina eternamente minha vida."

Roseli dos Santos Ramos ("Ex baixinha", ex aluna de 1973-1982)


"Para mim a Escola Astrogildo Silva proporcionou uma grande oportunidade de fazer o que eu gosto: dar aula crescer e avançar."

Professora Neusa Potomate


"Esta Escola tinha vários eventos como a Festa do Folclore, Noite da Ginástica Olímpica, Campeonatos e Desfiles de 07 de setembro. todos os fatos me marcaram muito, pois, todos os professores sempre nos incentivaram muito para aperfeiçoarmos nos estudos e seguirmos uma profissão. Ela (A escola), sempre foi um ponto de partida para todos nós da comunidade, sempre foi um ponto de partida para todos nós da comunidade, sempre foi um ponto de partida para as profissões futuras."

Walquiria Blane (Estudou nesta Escola de Fevereiro de 1974 a Dezembro de 1982)


"Esta turma de vocês é a prova viva de que tudo valeu a pena e tenho uma enorme gratidão por fazer parte desta História".

Professora Magali Moreno (Referindo-se as turmas dos anos de 1981, 1982, 1983)


"Dentre as festas comunitárias, de participação da Escola e da comunidade citamos o desfile de de 02 de setembro em comemoração a Semana da Pátria, na qual a escola foi bastante elogiada por seu desempenho e também pela recente festa do Folclore. A administração regional do Ipiranga pretende homenagear a participação comunitária desta escola."

Maria Fátima de Lima Belo (Supervisora de ensino, extraído do Livro de /visitas: 1984, p27)


"A Escola comemorou o seu Jubileu de Prata com muitas festividades. Demonstração de Ginástica Olímpica. Parabenizo a todos pela comemoração o do Jubileu."

Selma Siqueira (Supervisora de ensino, extraído do Livro de Visitas: 1989, p 45)



Obs: o conteúdo desta página foi retirado do livreto "Astrogildo conta sua História: Jubileu de Ouro 1964-2014, organizado por Mauricio Mieli coordenador pedagógico dos Ensino Fundamental Anos Finais