Nosso projeto...
Os alunos do 5º ano, durante estudo sobre a Semana da Arte Moderna no Brasil, se interessaram por aprofundar a pesquisa sobre artes plásticas, em especial sobre o escultor Víctor Brecheret. A professora Ludmila Oliveira Silva Grassi, com a colaboração da professora Maria de Lourdes Siqueira, foi dando vida ao projeto. Os alunos descobriram que, em meados do século XIX, a escultura e a pintura começaram a seguir tendências que desafiavam as técnicas artísticas até então praticadas. Essas tendências procuravam capturar efeitos antes não buscados e, ao contrário das técnicas anteriores de esculpir, essas não se ativeram aos materiais tradicionais como madeira, mármore, bronze.
Aprenderam que as esculturas modernas têm suas formas feitas com plástico, papel ou peças de utensílios domésticos inutilizados, entre outros, criando formatos e texturas com uma beleza diferente. As esculturas modernas valorizam os temas do cotidiano; o uso de novos elementos e de técnicas diferentes; o prestígio da criação em detrimento da obra; o desapego às regras formais.
O estudo sobre o grande escultor Victor Brecheret, pioneiro do modernismo na escultura brasileira, guiou o trabalho realizado pelos alunos do 5º ano que, entre outras abordagens, procurou conhecer outros escultores brasileiros modernos que, como Brecheret, recusam o academicismo artístico e se alinham ao movimento modernista.
Nosso primeiro contato com Leonardo Bueno aconteceu em abril de 2022, quando o artista veio até a nossa escola falar sobre sua escultura "Gerações". A atividade fez parte de uma tarefa em que a professora Ludmila solicitou aos alunos que pesquisassem uma obra de arte feita no ano do seu nascimento. A aluna Maria Luiza Ribeiro Brites pesquisou sobre essa obra feita em 2012 pelo escultor e o convidou para nos contar um pouco mais do seu trabalho.
Os alunos do 5º ano participaram de uma oficina de papel machê, coordenada pela avó da aluna Clara Amaral, da turma F51, a artista Telma Amaral. Nos dias 13, 14 e 15 de setembro, os alunos aprenderam a produzir a massa, utilizando papel higiênico e cola artesanal, que iria compor a escultura que previamente haviam planejado. Confira como foi essa proposta.