TEXTO COLETIVO F11
Quando começamos esse trabalho, nós só sabíamos que as lixeiras coloridas existiam para separar o lixo. Mas, depois das nossas pesquisas, conversas e debates, aprendemos que antes de reciclar precisamos reduzir o lixo, comprando somente o necessário, fazendo doações e trocas. Também podemos reutilizar coisas que iriam para o lixo, para fazer vasinhos, brinquedos e potes. Aprendemos que a reciclagem pode ser feita se separarmos o lixo que é produzido em nossas casas. E que nunca devemos jogar óleo de cozinha na pia, isso polui os rios e prejudica os animais. Aprendemos que além das lixeiras já conhecidas (amarela, verde, vermelha, azul e marrom) existem outras, porque existem outros tipos de lixo.
Enfim, aprendemos que cada tipo de lixo tem seu lugar certo.
TEXTO COLETIVO F12
Nosso trabalho foi bom para a natureza. Descobrimos que nem tudo é lixo, que devemos separar o que pode ser reciclado, passamos a reutilizar alguns materiais para fazer brinquedos, reutilizamos cascas de frutas para fazer suco e diminuímos o uso de papel. Antes, deste trabalho, muitos de nós já fazíamos doações de brinquedos, roupas e alimentos. Aprendemos que fazer lista de compras ajuda a não comprar coisas desnecessárias, e que devemos utilizar eco bag. Sabemos que não precisamos de tanto.
Devemos recolher nossos lixos e não jogá-lo na rua nem queimá-lo pois polui nosso planeta.
Com isso tudo conseguimos diminuir a produção de lixo ajudando nosso planeta. Quanto mais reciclarmos, mais ajudaremos a Terra.
TEXTO COLETIVO F13
Aprendemos que pequenas atitudes podem ajudar o mundo. Começamos a olhar para o lixo de forma diferente e perceber que nem tudo que sobra deve ir para o lixo. Descobrimos maneiras de ajudar nosso planeta através dos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Começamos a nos atentar para a quantidade de papel usada para secar as mãos; no mercado pedimos para mamãe e papai levarem sacola de pano; e até observamos a quantidade de embalagens que sobrava dos sucos na hora do nosso lanche. Também começamos a juntar coisas para transformar em algo legal, quem sabe um brinquedo ou uma obra de arte. Uma coisa que não sabíamos era o quanto é importante separar corretamente cada tipo de lixo, e agora, com as lixeiras coloridas na nossa escola, já sabemos fazer isso. Ah, e também conhecemos Ailton Krenak, que nos inspirou a entender que cuidar da Terra é cuidar de nós mesmos. Se depender de nós, a Terra vai sarar e ficar boa.
Trilha Lixo no lugar certo
Realização da confecção dos pinos/personagens e das cartas (ações positivas e negativas) do jogo:
Trilha Lixo no Lugar Certo.