Aprendemos , também, que infraestrutura é tudo aquilo que existe na cidade para que as pessoas vivam melhor, como por exemplo:
Vias: ruas, avenidas.
Saneamento básico: rede de água e esgoto.
Energia elétrica.
Transporte público.
Iluminação pública.
Hospitais e postos de sáude.
Escolas.
Centros esportivos e culturais.
iNFRAESTRUTURA E AS EnchenteS
A infraestrutura de uma cidade ajuda a levar a água da chuva para longe e evitar enchentes. Descobrimos que a enchente é um dos problemas que já afetou muito Itajubá e, ainda hoje, continua a atingir alguns pontos da cidade, principalmente durante o verão, quando há maior incidência de chuvas, resultando em alagamentos.
Para compreendermos essa situação, é necessário considerar as águas pluviais (chuvas) e fluviais (rios). Ambas estão interligadas, pois, com o aumento das chuvas e a impermeabilização do solo — isto é, quando o solo é coberto por concreto e não consegue absorver a água —, áreas sem drenagem adequada (bueiros) e sem bom escoamento acabam ficando alagadas
Além disso, o aumento das chuvas faz com que os rios elevem seu volume de água. No entanto, sem a mata ciliar (vegetação em torno dos rios), os cursos d’água sofrem assoreamento e perdem sua capacidade natural de armazenar e conduzir a água. Dessa forma, durante os períodos chuvosos, as águas transbordam. Por isso, é fundamental preservar a mata ciliar, que desempenha papel essencial na proteção e equilíbrio dos rios.
Os desenhos acima nos mostram como a impermeabilização do solo e a falta de mata ciliar contribuem para a ocorrência de enchentes e alagamentos.