Convidamos você a conhecer "Atitudes para renovar o mundo," através do nosso estudo sobre o crescimento da cidade de Itajubá e os impactos nas questões ambientais.
Em fevereiro de 2025, fomos convidados pelos professores para irmos até a sala de arte, onde conheceríamos uma aluna vinda da Argentina. Ficamos curiosos para saber quem era e em qual turma ela estudaria.
Chegando lá, vimos uma menina e, logo depois, descobrimos que ela se chamava Mafalda e que tinha seis anos.
Mafalda estava assistindo a um telejornal que noticiava acontecimentos do mundo e as notícias não eram boas.
Logo depois um menino bateu na porta. Seu nome era Miguelito. Mafalda foi correndo abrir e pediu que o menino ficasse em silêncio, pois estava com um doente em casa. Ele perguntou quem era o doente, o pai, a mãe ou outro parente dela. A surpresa foi que Mafalda respondeu que o doente era o nosso planeta Terra.
Mafalda falou o que estava acontecendo de ruim com o nosso Planeta e foi colocando curativos nos "machucados" do Planeta. Depois nos perguntou o que poderíamos fazer para que essa situação fosse diferente e pudéssemos ajudar a curar o nosso Planeta Terra.
Algumas crianças disseram que poderíamos plantar mais árvores, reciclar, cuidar do meio ambiente, acabar com as guerras e, melhor ainda, ter mais paz no mundo.
Após a apresentação, fomos para a sala de aula, conversamos sobre o que havíamos assistido e refletimos sobre as atitudes que cada um de nós pode ter para ajudar na cura do Planeta Terra.
A professora nos entregou uma imagem de curativo, decoramos e nela escrevemos as ações que podem transformar o mundo.
A seguir, colocamos os curativos numa imagem grande do Planeta Terra.
Ficamos sensibilizados com o que está acontecendo em nosso Planeta e dispostos a fazer a diferença, primeiro, no lugar onde vivemos.
Alunos do 5º ano
Grupos organizados de acordo com o assunto do curativo
REFLORESTAMENTO
DESMATAMENTO
LIXO
POLUIÇÃO
LIXO
PAZ
CUIDADO COM OS ANIMAIS
CARIDADE
POLUIÇÂO
RECICLAGEM
UNIÃO: trabalho em eqipe
REFLORESTAMENTO
NÃO ÀS GUERRAS
Montagem de um gráfico, de acordo com os assuntos
Os professores nos apresentaram, também, a tirinha da Mafalda que baseou a peça teatral que assistimos.
Depois fomos convidados a dar continuidade a tirinha. O objetivo era desenhar a atitude que escrevemos nos curativos. Confiram os resultados!