Notícia

ESCOLA DO SUL DE MINAS GERAIS TEM UM “ENCONTRO EXCEPCIONAL” COM O FOTÓGRAFO SEBASTIÃO SALGADO


ALUNOS DO CURSO G9 DÃO INÍCIO À “FEIRA DO CONHECIMENTO” E CONHECEM SEBASTIÃO SALGADO E SUAS OBRAS.


07/06/2023

Daniel Ferreira Olímpio


No dia 15 de fevereiro, alunos do Sétimo Ano do Ensino Fundamental II, do Curso G9, tiveram um encontro com as obras e as pesquisas do fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado. Por intermédio de uma exposição, no próprio corredor da escola, iluminada por projetores, iniciou-se a sensibilização para a Feira do Conhecimento deste ano.

Quando a exposição acabou, os alunos foram direcionados para suas salas de aula e foram apresentados a Sebastião Salgado por dinâmicas e explicações sobre o ocorrido. Os professores contaram que aquele era o tema da Feira do Conhecimento intitulado - A fotografia de Sebastião Salgado: espelho da realidade.

Após as apresentações, as duas turmas dirigiram-se para uma outra sala.  Lá, os alunos participaram de uma palestra sobre a vida, as obras e os projetos de Sebastião Salgado.

“Foi uma experiência enriquecedora e muito gratificante conhecer a obra de Sebastião Salgado. Ele é um senhor muito sábio”, falou o aluno Lucas Soquetti, estudante do colégio.

Os estudantes se sentiram inspirados e aprofundaram-se mais sobre o assunto. “Criamos uma apresentação completa sobre as obras do fotógrafo. Iremos apresentar para todos em um futuro próximo”, relatou o estudante Tiago Marques.

Os professores trabalharam com ambas as turmas para definirem o subtema. A F72, uma das turmas do 7° ano, quis trabalhar com a Amazônia. Já a F71 preferiu o livro Berço da Desigualdade. Afim de unir as duas turmas,  promoveu-se uma discussão entre os alunos e  houve  um consenso que o subtema seria: "A conscientização ambiental resulta na colheita de belos frutos".

Com o subtema definido e todo um aparato de pesquisas para ampliação do conhecimento, os alunos se dirigiram à Banca Examinadora para apresentarem os estudos feitos durante o semestre. Assim, mostraram para os diretores e os coordenadores do Curso G9 suas pesquisas, explorando detalhadamente as imagens fotográficas, além de vários poemas declamados. Foi apresentado também as obras do Instituto Terra, um projeto de preservação da Mata Atlântica,  do qual Sebastião Salgado é o fundador.

Após a Banca Examinadora comentar sobre a apresentação, ambas as turmas ficaram satisfeitas com o resultado da explanação. A partir disso,  em setembro, os alunos têm a opção de fazer uma apresentação artística voltada para a importância da obra de Sebastião Salgado e para a conscientização social sobre a preservação ambiental, no dia final da Feira do Conhecimento, que será realizada no próprio colégio e aberta ao público.