O presente trabalho tem como objetivo reunir os boletins diários da OMS e atualizar as planilhas google de cada país, informando o total de casos e óbitos de alguns países.
Todo o trabalho é uma construção voluntária e comunitária, com 165 alunos das turmas do 2ºs/ 05 e 12 e os 3ºs/ 09, 10 e 11 de 2020.
Todo o trabalho é feito dentro de uma sala de aula virtual do projeto Isto é Geografia, disponibilizado pelo Google Sala de Aula. Lá é possível encontrar todas as planilhas e também discutirmos sobre as atividades propostas do projeto como um todo.
O objetivo final se concretizará somente em 26/08/2020, podendo ser prorrogado, sendo possível acompanhar por aqui todos os gráficos dos países informando os dados levantados diariamente, servindo de grande referência para discussões e referências nas aulas futuras e nos trabalhos dos próprios alunos.
No dia 06/12/18 foi realizado trabalho de campo pelos alunos do Ensino Médio, orientados pelos professores de Geografia Leonardo e Felipe, e pela professora de Biologia Sônia.
O trabalho de campo foi dividido em dois momentos, sendo o primeiro realizado no Parque Municipal, onde foram coletadas várias espécies da Mata Atlântica através do método do parcelamento. As espécies coletadas foram prensadas e vão compor uma pasta que será utilizada para a identificação das plantas.
No segundo momento, os alunos e os professores deslocaram- se até o bairro Amaro Ribeiro, onde foram coletadas amostras de gleissolo e observadas grandes voçorocas provocadas pelo manejo inadequado do solo. Os professores chamaram a atenção para o fato do lugar ser uma área de risco em potencial, pois alguns prédios foram construídos na cabeceira de uma das voçorocas, o que pode provocar tragédias decorrentes de movimentos de massa no futuro.
Dez/2018
Nossos alunos foram acompanhados pelos professores Leonardo, Felipe e Zeli ao Museu de Minas e Metais em Belo Horizonte e ao mirante da Serra da Moeda.
No museu, os alunos apreciaram o vasto acervo mineralógico mantido pela Gerdau e na Serra da Moeda eles observaram o sistema de anticlinais e sinclinais formado por dobramentos que ocorreram na região entre 2,8 e 1,6 bilhão de anos. Explicamos aos alunos as diferenças entre os compartimentos de paisagem Planalto dos Campos das Vertentes, Quadrilátero Ferrifero e Depressão de Belo Horizonte existentes no percurso Conselheiro Lafaiete - Belo Horizonte. Foi possível observar as formações vegetais Floresta Estacional Semidecidual, Cerrado e Campos Rupestres ao longo do percurso.
Essas explicações foram dadas pelo professor Leonardo, enquanto o professor Felipe abordou a questão do uso e ocupação do solo na região da Serra da Moeda, o que tem pressionado os recursos hídricos da região que é de fundamental importância para o abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte.