Eventos

Este espaço serve para divulgar os Eventos que a Confraria realize ou seja convidada a participar

SEMINÁRIO “DESAFIOS PARA O CRESCIMENTO E SUSTENTABILIDADE DAS FILEIRAS DAS PLANTAS AROMÁTICAS E MEDICINAIS E DO FIGO-DA-ÍNDIA”

Na Feira do Montado em Portel dia 29/NOV/2018.

Mais um momento de partilha entre produtores, onde a Confraria teve Oportunidade de alguns dados já recolhidos no ambito do projeto INOV@AS FILEIRAS assim como apresentação de algumas imagens da futura plataforma da Fileira do Figo da India que em breve estará online com toda a informação para os produtores.



2º Encontro de Produtores - Serpa 24/Nov/ 2018

Na sequencia do 1ºencontro no passado mês de Outubro, ficou agendado 2º encontro para apresentação de propostas concretas no sentido de encontrar soluções de escoamento para os pequenos produtores que não pertencem ainda a nenhuma organização.

EPI para trabalhar com Figo da India

Um conjunto de empresas está a desenvolver um EPI para trabalhar com o figo da india. Dia 16/Nov/2018 foi dia de reunião com a Confraria para entregar o relatório da primeira experiência com a parte interior do fato.

Workshop Cochonilha-Identificação Prevenção

No dia 11/out realizou-se em Martim Longo na Feira da Perdiz o segundo Workshop no âmbito do projeto INOV@SFILEIRAS, com o tema "Cochonilha-Identificação e Prevenção".

Contámos com a presença do Eng Tomé Panazeite, confrade e técnico responsável pelo projecto, o Eng António Charro Perez que nos deu uma perspectiva do drama que está a acontecer na região da Andaluzia com as Opuntias destruídas pela cochonilha e ainda com o Eng José Alves que nos transmitiu muito conhecimento sobre a cochonilha e outras pragas.

Workshopperdiz2018.mp4

Feira da Perdiz em Martim Longo 2018

Mais uma vez estivemos presentes na Feira da Perdiz nos dias 10 e 11/Nov/2018 com mostra de produtos nacionais e internacionais derivados do Figo e da Figueira da India.

Feira da Perdiz 2018.mp4

Inauguração Instalações "Pepe Aromas"

No dia 09/Nov, estivemos presentes na inauguração oficial das instalações da empresa "Pepe Aromas" com a presença do sr Ministro da Agricultura Luis Capoulas Santos.

Encontro de produtores Serpa 27/Out/2018

Brainstorming promovido pela Confraria no sentido de encontrar soluções de escoamento para os pequenos produtores que não pertencem ainda a nenhuma organização.

Workshop "Figo-da-índia, da produção à comercialização",

A Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da India, foi convidada pela Escola Agrária de Castelo Branco a participar no dia 12/Out/2018 no Workshop "Figo-da-índia, da produção à comercialização".

VI Feira da Dieta Mediterranica

No dia 09 Setembro a Confraria do Figo da Índia participou na "VI Feira da Dieta Mediterranica" no Mercado da ribeira em Tavira. 16:00 - Potencialidades gastronómicas do figo da india e da figueira da india pelo chef Adérito M. Almeida numa parceria da Confraria do Figo da Índia, Escola Hoteleira VRSA e Vila Monte Farm House.

OPERAÇÃO DE MARKETING PARA TODOS PEPE AROMAS

No dia 8 de Setembro, foi dia de Promoção no Intermarche de Vila Real Santo António, degustação de Figo da India, parceria Pepe Aromas

e Confraria do Figo da Índia!

XVI Feira Agropecuária Transfronteiriça

A Confraria Gastronómica do Figo e da figueira da India, participou no dia 7 Setembro, no Workshop (Seminário) " Inovação na pecuária extensiva em relação ás alterações climáticas" promovido na "XVI Feira Agropecuária Transfronteiriça" de Vale do Poço.

Workshop "Escoamento & Promoção"

INOV@SFILEIRAS

Workshop "Escoamento & Promoção" e Encontro de produtores de Figo da Índia em Serpa, no ambito do projeto INOV@SFILEIRAS, no dia 4 de Agosto, reuniu mais de 50 produtores que puderam debater com os palestrantes, as suas preocupações e duvidas agora que se aproxima a época de colheita.

Estamos convictos que este encontro pode ter sido o ponto de partida para um futuro melhor desta Fileira.

Filme.MOV

Feira Anual de Vila Nova de S. Bento 2018

Nos dias 27, 28 e 29 de Julho 2018 estivemos presentes na Feira Anual de Vila Nova de S. Bento em parceria com o nosso confrade Helder Candeias.

Terra de Maio & Algharb.come

Nos dias 25 a 27 de Maio a Confraria do Figo da Índia marcou presença na festa "Terra de Maio & Algharb.come " no Azinhal, Castro Marim com uma pequena montra de produtos derivados do Figo e Figueira da India!

Encontro de Produtores de Figo da India

Encontro de produtores de Figo da India na Escola Hoteleira de Vila Real Santo António. Um convívio muito interessante entre produtores, transformadores, comunidade local e internacional. Agradecer à escola Hoteleira pelo almoço com palma de Figueira da India e polpa de Figo da india. Um especial agradecimento ao director da escola David Murta, ao professor Pedro Serrano e ao Chef Adérito M. Almeida que nos receberam organizaram um excelente almoço. Agradecer também aos expositores Sebastião Afonso, Helder Candeias e Bio Opuntia que em conjunto com a Confraria realizaram uma excelente mostra de produtos derivados de Figo e Figueira da India!

BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa

No ambito do projecto "Valorização dos Recursos Silvestres do Alentejo", o Municipio de Almodovar, convidou os Confrades Sandrina Marques da empresa Doçuras do Vale e Helder Candeias da empresa Doces Candeias - Indústria Agro-Alimentar, Lda., a expor os seus produtos na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa que decorreu entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março!

Feira da Perdiz

Confraria gastronómica do Figo e da Figueira da Índia marcou presença na Feira da Perdiz em Martim Longo nos dias 11 e 12 de Novembro.

Representaram a Confraria os nossos Confrades Nelson Ventura e Helder Candeias, esteve ainda presente a convite da confraria o produtor da cerveja de Figo da India "Sabra" o sr Sebastião Afonso.

3ª Jornadas Técnicas

3ª Jornadas Técnicas Opuntia ficus-indica de Alcoutim, Pavilhão Municipal José Rosa Pereira, Martim Longo

A Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da India, teve o prazer de participar nas jornadas a convite da Câmara Municipal de Alcoutim.

Onde estiveram presentes 3 dos nossos Confrades:

  • Rosário Romão na moderação da mesa redonda com os produtores da "Herdade Vale do Guadiana" e da "Pepe Aromas".
  • Tomé Panazeite na apresentação da actividade da Confraria do Figo da India.
  • Nelson Ventura na entrevista com o produtor Mexicano Omar Carpio e na apresentação da plataforma de produtores desenvolvida pela Confraria.

Rural Beja

Confraria do Figo da Índia marca presença na Rural Beja nos dias 5 a 8 de Outubro de 2017, mais uma vez em parceria com o nosso Confrade Helder Candeias que transforma o Figo da Índia em produtos como compotas, licores, gomas, bombons...

Figo da India na Escola

A convite da professora Helena da escola primaria de Altura (Castro Marim), a Confraria foi à escola apresentar o Figo da India aos meninos do primeiro ano!

7º Concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia”, Salão da JFM, Martim Longo

No Ambito do evento "Capital do Figo da India" realizou-se no passado dia 2 de Setembro de 2017 o 7º Concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia” em Martim Longo.

A convite da organização, o nosso Confrade João Freixo esteve presente fazendo parte do Juri.

Feira Anual de Vila Nova de S. Bento

A "Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da Índia", participou mais um ano na "Feira Anual de Vila Nova de S. Bento" nos dias 28, 29 e 30 de julho de 2017, a convite da União das Freguesias de Vila Nova de S. Bento e Vale de Vargo.

Este ano fizemos a nossa participação em parceria com o nosso Confrade Helder Candeias "Doces Candeias".

Tivemos exposição e degustação de produtos derivados do Figo e Figueira da India e disponibilizámos toda a informação sobre esta cultura e produtos derivados.

O nosso obrigado à "Doçuras do Vale", "SIGO", "GetBio" e "Doces Candeias" que nos enviaram produtos para exposição.

Encontro de Produtores de Agricultura Biológica Serpa

A Confraria Gastronómica do Figo da Índia foi convidada pela C.M. de Serpa a participar no I Encontro de Produtores de Agricultura Biológica da Margem Esquerda do Guadiana em Serpa onde teve a oportunidade de expor vários produtos relacionados com o Figo da Índia.

Terra de Maio

Participação da confraria na feira "Terra de Maio" no Azinhal; Castro Marim. Mostra de produtos nacionais e internacionais. Desde já agradecemos o convite da Camara Municipal de Castro Marim.

Apresentação Projecto SIGO

A Confraria do Figo da Índia esteve presente, na figura do seu Grão-mestre Tomé Panazeite, na apresentação do projecto SIGO no qual foi Parceiro. A Confraria tem todo o gosto em apoiar projectos no âmbito escolar, pois entende que a divulgação junto dos jovens é muito importante para o futuro da cultura do Figo da Índia!