Subir na balança para checar as mudanças no peso corporal nem sempre é suficiente para analisar a evolução, já que nem sempre o objetivo é a perda de peso. Por exemplo, tem gente que deseja ganhar músculos, enquanto outros querem reduzir ou aumentar as medidas de uma determinada região do corpo.
Uma boa forma de acompanhar os progressos feitos em um plano de controle de peso é através das medidas corporais. Elas permitem observar se os resultados estão sendo alcançados e podem servir como um alerta sobre possíveis riscos à saúde.
Há três tipos de referências que podem ser utilizadas: peso corporal, circunferência abdominal e relação cintura-quadril.
Peso Corporal
É comum as pessoas usarem o peso como ponto de partida para um regime alimentar ou prática de atividades físicas. Esse monitoramento permite um maior comprometimento com as metas estabelecidas.
Procure se pesar uma vez por semana, sempre no mesmo dia e horário (longe das refeições), com roupas leves. Dessa forma, você pode ter uma visão mais real de sua evolução.
É importante considerar que os excessos podem ser prejudiciais. Pesar-se com frequência (diariamente, por exemplo) pode gerar ansiedade e até mesmo pequenas frustrações.
Circunferência abdominal (cintura)
Estudos mostram que, quanto menor a cintura, menor a probabilidade de desenvolver problemas de saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os valores de referência para homens e mulheres são:
Mulheres com uma medida de cintura de mais de 88 centímetros, ou homens com a medida da cintura de mais de 102 centímetros, podem ter maior risco de sofrer enfermidades do que aqueles com menor medida. Para saber qual o tamanho de sua circunferência abdominal, basta seguir 3 passos simples:
1- Fique em pé e posicione uma fita métrica em volta do abdômen relaxado, um pouco acima do osso do quadril;
2- A fita deve ficar justa ao corpo, mas não pode comprimir a pele;
3- Com o corpo relaxado, expire e observe a medida.
Relação Cintura-Quadril (RCQ)
Com a medida da cintura em mãos, você pode também verificar qual a sua relação cintura-quadril. Basta dividir o tamanho da circunferência da cintura pela a do quadril. Assim:
Circunferência da cintura (cm) / Circunferência do quadril (cm) = RCQ
Para medir a circunferência do quadril, é preciso passar a fita métrica ao redor da parte mais larga, cerca de 20 cm abaixo da cintura e observar a medida obtida.
De acordo com a OMS, o ideal é que o resultado seja inferior a 0,85 para mulheres e 0,90 para homens.