A Comissão Organizadora está recebendo propostas de minicursos para serem ministrados durante o IV Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados. Interessados deverão encaminhar suas propostas para 4simposiopaleoinvertebrados@gmail.com. As propostas deverão conter o título do minicurso, nome completo do ministrante, ementa, público-alvo e número máximo de participantes.
O valor da inscrição nos minicursos é de R$ 30,00. Os interessados devem realizar transferência bancária ou depósito identificado para: Banco do Brasil, Ag. 0265-8, Cc. 3533-5. Após o pagamento é preciso mandar email para 4simposiopaleoinvertebrados@gmail.com, anexando o comprovante da transferência ou depósito e indicando o minicurso no qual deseja se inscrever.
Segue a lista dos minicursos confirmados:
Ministrante: MSc. Dionizio Angelo de Moura Júnior (Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas/Zoologia, Museu Nacional/UFRJ)
Ementa: Registro geológico dos insetos fósseis, nomenclatura, características do estudo de insetos fósseis, breve história da paleoentomologia, padrão de soterramento e conservação, Tafonomia de insetos fósseis, fatores ecológicos, e diversos paleoambientes e seus modos de preservação. O objetivo do minicurso é fazer com que o participante consiga reconhecer os princípios básicos que permitam a compreensão da aplicação dos estudos paleoentomológicos ao longo da história geológica do planeta Terra.
Público alvo: O minicurso têm como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais da área.
Número máximo de participantes: 20.
Ministrante: Msc. Daniel Sedorko (doutorando em Geologia, UNISINOS)
Ementa: Histórico da consolidação da Icnologia enquanto ciência; Paradigmas e métodos de análise em Icnologia com enfoque em ambientes marinhos; Icnofácies e barreiras preservacionais de macrofósseis; Contribuições da Icnologia para a Paleontologia de Invertebrados, Tafonomia e Estratigrafia de Sequências.
Público-alvo: Público em geral.
Número máximo de participantes: Por ser um curso teórico, não há restrição no número de participantes.
Ministrante: Giovanne Mendes Cidade (doutorando do Departamento de Biologia, FFCLRP, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto)
Ementa: O minicurso abordará os fundamentos teóricos, filosóficos e práticos da Sistemática Filogenética. Os fundamentos teóricos e seu desenvolvimento serão abordados em conjunto com a história do pensamento sistemático, abordando desde as primeiras tentativas de sistematização biológica na Antiguidade, do Systema Naturae de Lineu (1758), do desenvolvimento dos métodos de inferência filogenética e da emergência da Sistemática Filogenética, em especial a partir do livro de Willi Hennig (1950) e, finalmente, sua transformação na cladística como conhecemos. Diante disto, conceitos fundamentais como homologia, homoplasia, monofiletismo e outros serão apresentados. Além disso, haverá uma introdução às teorias sobre o que é e como confeccionar caracteres e sua intepretação nos cladogramas. Por fim, será apresentado aos alunos como realizar uma análise filogenética na prática, a partir de uma introdução ao software de armazenamento de dados filogenéticos Mesquite, bem como as softwares que realizam a análise filogenética propriamente dita: TNT. Adicionalmente, enfatizar-se-ão exemplos com táxons extintos de invertebrados, dada a natureza do evento.
Público-alvo: Estudantes das disciplinas de Ciências Biológicas e graduação e pós-graduação, pós-doutorando e profissionais
Número máximo de vagas: 20
Ministrante: Prof. Dr. Cláudio Magalhães de Almeida (UEG)
Ementa: O mini-curso visa propiciar ao aluno a identificação atual deste grupo, aparecimento deste grupo no planeta, diferenciação entre ostracodes marinhos e não marinhos, espécies usadas como fósseis guias no Brasil e em outra sessões geológicas ao redor do mundo. Abordar temas atuais dentro deste conteúdo como o panorama atual das pesquisas sobre este grupo de microfósseis tão importante para a paleontologia e a industria do petróleo.
Público-Alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação.
Quantidade de vagas: 20
Ministrante: Maria Somália Sales Viana (Universidade Estadual Vale do Acaraú, atualmente em Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Ementa: Patrimônio e Memória; As cartas Patrimoniais; Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos; Geodiversidade e Geoconservação; Museus e Musealização dos fósseis.
Público-Alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação.
Número máximo de participantes: 40.
Nome completo do ministrante - Jéssica Tarine Moitinho de Lima (aluno de doutorado do PPGEO, departamento de Geologia/UFRJ)
Ementa – Patrimônio e valoração; coleções de paleoinvertebrados e suas características; preservação e salvaguarda; análise das práticas de preservação; políticas de acesso e uso; divulgação científica; exposições; o papel da documentação; transporte e acondicionamento; praticas de preparação de paleoinvertebrados; análises científicas benefícios e criticas; a coleção e a sociedade.
Público-alvo - Estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais de coleções.
Número máximo de participantes - 30.