Realização

Promovido anualmente pela Comissão Especial de Sistemas Colaborativos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC) visa agregar pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, com interesse em temas relacionados a tecnologias colaborativas. Alguns exemplos atuais dessas tecnologias incluem redes sociais, ambientes de desenvolvimento distribuído de software, sistemas de compartilhamento de arquivos, mundos virtuais, editores cooperativos, wikis, sistemas de gestão de conhecimento e ferramentas de comunicação, como videoconferência e blogs. Com a popularização de mecanismos de colaboração via Web e popularização da internet, cresce ainda mais a importância de estudos teóricos e empíricos, envolvendo aspectos sociais e técnicos, sobre técnicas, tecnologias e modelos relevantes para o desenvolvimento, o uso e os impactos de tecnologias colaborativas em organizações, comunidades e na sociedade.

O SBSC sempre teve como objetivo central promover discussões que envolvam, sob várias perspectivas, o desenvolvimento e a avaliação de tecnologias colaborativas, a investigação de como a colaboração mediada pelas diferentes tecnologias ocorre na prática, e a aplicação dessas tecnologias em diversos domínios. Além disso, a discussão sobre tecnologias colaborativas é multidisciplinar e pode se valer da contribuição de diversas subáreas da Computação, tais como Engenharia de Software, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Sistemas de Informação, Computação Gráfica, Interação Humano-Computador, Sistemas Multimídia, Sistemas Distribuídos etc. Além disso, subáreas da Sociologia, Antropologia, Psicologia, Educação, Linguística etc. podem ampliar as discussões de questões não técnicas da Computação.

Após hiato de um ano, o SBSC 2019 surge como uma evolução e vem em resposta aos anseios da comunidade de sistemas colaborativos que, ao longo de 16 anos, se reuniu no país para discutir questões relacionadas a este tema. Após muitos anos em encontros que seguiam os modelos de conferências tradicionais e buscando renovação de idéias e dinâmicas, o simpósio se apresenta como um espaço de trabalho, propondo dinâmicas interativas onde o foco é a interação e troca entre os participantes, o aprendizado através da discussão cruzada e o crescimento da comunidade com o estabelecimento de novos relacionamentos entre participantes. Seguindo-se a uma frutífera experiência com uma escola de verão no início de 2019, o SBSC 2019 terá 2 minicursos abertos aos participantes e trilhas interativas onde será incentivada a discussão e o trabalho em grupo.