Programação

Curso Educação Patrimonial: redescobrindo a cultura patrulhense

Objetivos

  • Sensibilizar os participantes do Curso para redescobrir os patrimônios de Santo Antônio da Patrulha, a partir dos significados atribuídos por cada um à cultura patrulhense.

  • Realizar saídas de estudo problematizando e discutindo os sujeitos e as práticas envolvidas com os bens patrimoniais, indicados pelos participantes.

  • Relacionar leituras com as vivências desenvolvidas no âmbito do Curso, visando ampliar as concepções de patrimônio e educação patrimonial.

  • Produzir, avaliar e utilizar tecnologias digitais de informação e comunicação para redescobrir os patrimônios do município.

  • Sistematizar as aprendizagens na forma de um mapa virtual, vídeo ou caderno do patrimônio e apresentar no seminário final.


Programação

5.1 Encontros presenciais

Ementa: Nos encontros presenciais busca-se discutir o conceito de patrimônio, cultura e educação patrimonial, subsidiando o participante a observar, refletir e pesquisar sobre os patrimônios do município de Santo Antônio da Patrulha, no intuito de redescobrir a cultura patrulhense, reconhecendo novos sujeitos, práticas e significados para o que já é conhecido.

5.2 Saída de estudos

Ementa: As saídas de estudo tem por objetivo vivenciar a aula fora do espaço da sala de aula, buscando examinar a riqueza de possibilidades para aprender com o patrimônio de Santo Antônio da Patrulha. Desde a conhecida avenida Borges de Medeiros, marco da história patrulhense, até a Lagoa dos barros com suas lendas e histórias, recentemente resignificada com a descoberta de cópias dos 10 laudos periciais referentes à morte da estudante de Artes Maria Luiza Haüssler. O caso deu origem à lenda da Noiva Fantasma da Lagoa dos Barros. Nesta saída busca-se estuda o processo no cenário dos fatos. Outra saída será planejada pelos participantes do curso de forma que possamos “escutar” os interesses dos participantes, debater as escolhas e aprender de forma coletiva.

5.3 Encontros de orientação em grupos

Ementa: Na data prevista será disponibilizado, via moodle, um horário para orientação dos grupos que tem a tarefa de planejar uma saída de estudo. No encontro presencial será definido o percurso, ficando cada grupo responsável para preparar uma parada do roteiro.

5.4 Leituras a distância

Ementa: Estão indicados no moodle um conjunto de leituras por semana para ajudar os participantes a refletir sobre os conceitos de patrimônio e educação patrimonial. Ao mesmo tempo, cada grupo irá organizar um dossiê com textos, fotografias, depoimentos, documentários sobre a cultura patrulhense de forma que possa ter elementos para discutir com os participantes a respeito do seu ponto no percurso que será definido coletivamente.

5.5 Seminário Final

Ementa: O seminário é o momento final do Curso, quando cada grupo apresenta suas descobertas a respeito do patrimônio de Santo Antônio. Ao mesmo tempo, teremos a apresentação de pesquisas que utilizaram fontes documentais do município. Teremos também um momento para a divulgação dos materiais produzidos no âmbito do Curso: mapa virtual, Caderno do Patrimônio e um documentário.

Carga Horária 40h

  • 15h encontros presenciais

  • 10h saídas de estudos

  • 05h encontros de orientação em grupos

  • 06h leituras a distância

  • 04h Seminário Final

Cronograma

Dia 04 de abril: Primeiro encontro presencial (5h)

Dia 16 de abril: Saída de estudos 1 - Borges de Medeiros: uma rua, muitas histórias (3h) (lanche temático no Museu)

Dia 25 de abril: Segundo encontro presencial - Reflexão leituras (5h)

Dia 11 de maio: Terceiro encontro presencial - Planejamento da atividade por grupos (5h)

Dia 16 de maio: Orientação por grupos (5h)

Dia 30 de maio: Saída de estudos 2 com almoço - Lagoa dos Barros entre lendas e histórias +caminho (3h)

Dia 06 de junho: Saída de estudos 3 - Planejada pelos participantes (4h)

Dia 27 de junho: Seminário Final com apresentação dos grupos e pesquisadores sobre SAP + apresentação do documentário + caderno pedagógico. ABERTO AO PÚBLICO EM GERAL.