Lançamento de livros

Dia 20 de maio de 2019

Alini Mariot

Projeto Bilíngue

O inusitado de cada dia pelo olhar aguçado de Antônio Valente

Em seu livro de estreia, o autor nos brinda com 19 crônicas delicadas e bem-humoradas sobre momentos inesquecíveis do cotidiano

O escritor é alguém que olha através do intransponível, do que foge à mera tentativa de compreensão, detendo-se em absorvê-lo e devolvê-lo ao leitor em forma de encantamento. Há os escritores que voltam seu olhar para os grandes acontecimentos, aqueles que mudam o mundo. Há os que se dedicam a captar os pequenos acontecimentos, mas que nem por isso deixam de mudar o mundo. E há os que, entre grandes e pequenos acontecimentos, escolhem penetrar o inusitado. Antônio Valente pertence a essa última categoria e o inusitado é o tema do seu livro de estreia, o volume de crônicas Coisas inusitadas acontecem todo o tempo!.

São 19 textos que, à primeira vista, parecem tratar de temas comuns, próprios ao cotidiano tumultuado das cidades atuais. No entanto, à medida que avança na leitura, o leitor percebe o quanto essas narrativas fogem ao lugar comum. O autor, de forma leve e bem-humorada, rompe a névoa que muitas vezes nos impede de vermos além das aparências. E, por trás da névoa, revela-se o incompreensível, o estranho ou, como denomina o autor, o inusitado.

Histórias comuns – ou nem tanto – é o que espera o leitor nesse livro. Histórias contadas entre amigos, em um bar, na sala de estar, durante um passeio, e que ganharam forma de crônicas pelo texto delicado de Antônio Valente. Um incêndio em um táxi em Buenos Aires, uma previsão sobre o futuro, um souvenir de viagem perdido, um fenômeno da natureza (?) pouco natural… O olhar aguçado de Antônio perpassa a linha tênue que separa o ordinário do inesquecível e nos presenteia com momentos de reflexão, deslumbramento e diversão. E, para além do texto, o autor também nos brinda com seu traço em ilustrações que tão bem traduzem os momentos ali narrados.

Coisas inusitadas acontecem todo o tempo! é um daqueles livros para manter na cabeceira e ir sorvendo suas crônicas sem pressa. É preciso degustar profundamente o texto afinado e as histórias envolventes que Antônio Valente compartilha de forma tão generosa com seus leitores.

Coisas inusitadas acontecem todo o tempo!

Antônio Valente

Ilustrações de Antônio Valente

Editora: Cidadela

Páginas: 212