A iniciação científica computa horas no histórico escolar do aluno. Ela pode ser feita com ou sem bolsa de estudo. Os trabalhos científicos são feitos com aplicações de CAD (projeto assistido por Computador), CAE (projeto assistido por engenharia), BIM (modelagem de informações construtivas) e GIS (sistema de informação geográfica).
O Departamento de Expressão Gráfica dispõe de espaço adequado para os alunos de iniciação científica no Gabinete de Desenho Técnico (GDT), com computadores, sala de reunião e biblioteca.
Automação e Robótica: aplicações de CAD e CAE - Professor Armando
CADD-BIM: métodos aplicados em morfologia geral - Professor Menegotto
Estruturas Offshore: aplicações de CAD e CAE - Professor José Renato
O edital sobre iniciação científica é publicado, geralmente, na terceira semana de março.
O prazo para inscrição do resumos da pesquisa é de 30 dias após a publicação do edital. O resumo deve ser redigido em português, conter no máximo 3000 caracteres com espaços, informar os objetivos, procedimentos metodológicos e os resultados, e estar vinculado a um projeto de pesquisa do professor orientador. Esse resumo é avaliado por um parecerista que poderá aceitá-lo com ou sem exigência ou rejeitá-lo.
30 dias após o fim do prazo de inscrição, é dado um outro de 15 dias para cumprimento de exigências do resumo.
A Jornada de Iniciação Científica ocorre, normalmente, na primeira semana de outubro. Os trabalhos deverão ser apresentados aos pareceristas na forma oral, em português, e de poster.
Para mais informações, consulte a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.
Iniciação Científica I – EEWK01 – 180 horas
Iniciação Científica II – EEWK02 – 180 horas
Iniciação Científica III – EEWK03 – 180 horas