aBEIRAr é uma parceria de ciência cidadã que tem como missão potenciar o envolvimento e a participação cívica com a ciência, promover o diálogo entre cientistas e cidadãos e despertar o interesse da comunidade na construção de conhecimento e valorização do território.

Edição 2022/2023

Aproximar a ciência e os cidadãos: novo ciclo de eventos aBEIRAr começa em novembro e vai até março

Ciência, inovação, cidadãos e território.

São as palavras chave da iniciativa aBEIRAr, cuja segunda edição começa no próximo dia 19 de novembro, com apresentação pública em Caria (Concelho de Belmonte) e contará com a presença dos representantes dos 15 municípios e respetivos parceiros. Trata-se de um ciclo de eventos que decorrerá ao longo de quinze fins de semana, percorrendo todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.


Cada um dos eventos tem em comum o objetivo de promover o território enquanto laboratório vivo, através do cruzamento de saberes – tradicional, empírico, científico, académico -, ao mesmo tempo que dá a conhecer a investigação e a inovação a acontecer no território, explorando novas fronteiras de colaboração entre a ciência e os cidadãos. Por outro lado, cada evento tem uma identidade própria e enraizada no conhecimento, património e cultura locais, que dá o mote às colaborações e atividades que acontecem.


“A experiência dos participantes será, por isso, única em cada um dos eventos.” refere António Miraldes, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal das Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela. “Por exemplo, no dia 19 de novembro em Caria (concelho de Belmonte), evento que inaugura o ciclo, com o tema Turismo científico-religioso: uma fronteira por explorar?, pretendemos explorar a ideia de que as igrejas também podem ser espaços onde se fala sobre ciência. Como tal, a partir de uma viagem por diversas capelas da vila, os participantes irão ser guiados por uma narrativa com elementos de base religiosa e etnográfica, mas também estórias ligadas à investigação e a descobertas científicas.”


Por sua vez, na Covilhã (26 de novembro) o tema base será o chá, em Manteigas (3 de dezembro), o turismo e a conservação da natureza, e na Guarda (10 de dezembro), o azeite. E por aí fora, para os restantes onze concelhos.


A iniciativa aBEIRAr nasce do cruzar de objetivos comuns entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela da CIMBSE, a Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior, e tem como missão potenciar o envolvimento e a participação cívica com a ciência, promover o diálogo entre cientistas e cidadãos e despertar o interesse da comunidade na construção de conhecimento e valorização do território.