Minicurso 01
Oi, menines: diquinhas infalíveis para elaboração de um projeto de mestrado
Ministrantes: Welison Fontenele, Atos Daniel e Camila Silva
Este minicurso tem como objetivo geral nortear estudantes de graduação na elaboração de projetos de pesquisa que visam editais de mestrados. Objetiva-se viabilizar ao grupo de participantes a possibilidade de concorrerem em melhores condições a vagas em Programas de Pós-Graduação de seu interesse e darem continuidade à própria formação. Para isso, tomaremos como modelo-referência o último edital do PPGL/UESPI e, por meio de debates conceituais e dinâmicos, os participantes do curso conhecerão os primeiros passos para elaboração de projetos de mestrado. Utilizaremos como arcabouço teórico que servirão de referência de aprendizado os materiais de Eva Maria Lakatos (2003), Antônio Carlos Gil (2002), Osmar Siena (2007) e Cleber Cristiano Prodanov (2013). A proposta visa que, ao final do minicurso, o aluno saiba identificar com clareza o problema central da sua ideia e estabelecer quais objetivos pretende alcançar com o seu projeto científico, a fim de que tal estudante siga as orientações explanadas ao decorrer do curso e consiga elaborar o seu projeto de forma satisfatória.
Minicurso 02
Um estudo sobre diáspora e gênero na poesia de Rupi Kaur
Ministrante: Ieda Sousa da Cunha
Nesta proposta Ieda Cunha se debruça sobre a temática que engloba os estudos pós-colonial e os estudos culturais, considerando os percursos trilhados por Kaur durante a criação de sua literatura. Os poemas da escritora apresentam temáticas urgentes na contemporaneidade, como reflexões sobre a situação do sujeito imigrante e sobre como tais sujeitos são marginalizados socialmente. O tema central desta proposta, a saber, a questão do sujeito imigrante, surgiu do desejo de estudar o modo como o locus fragmentado – uma proposta de definição é oferecida no decorrer do minicurso – permite que Rupi Kaur transite dentre muitas questões dos estudos culturais. Nessa perspectiva, trazemos reflexões sobre as consequências dessa multiplicidade identitária na contemporaneidade, buscando, ainda, refletir também acerca dos entre-lugares que muitos sujeitos contemporâneos fazem parte.
Minicurso 03
Chapbooks, oralidade, luta – a poesia africana de expressão inglesa hoje
Ministrante: Antonia Thuin
Quando se fala de literatura africana em língua inglesa, normalmente os primeiros nomes a serem falados são de romancistas, alguns que sequer escreveram seus livros originalmente em inglês, como Nguji Wa Thiong’o - o romance é a forma que se consagrou na expressão anglófona local. A poesia no continente é lembrada por nomes como Craveirinha, de Moçambique, e Senghor, do Senegal. Nesse minicurso faremos uma breve introdução histórica e falaremos sobre alguns poetas em atividade hoje na língua inglesa no continente africano, levando em conta a diversidade de vozes e de formas.