APRESENTAÇÃO

A ação exploradora do ser humano sobre a natureza tem causado perturbações nas comunidades biológicas, no clima e na Terra como um todo. Essas modificações, aliada a constante informação acerca da extinção de várias espécies, despertam na sociedade o alerta de que é necessário parar tal processo destrutivo. Infelizmente não se tem conseguido reverter tamanhas perdas.

Por parte da comunidade científica, há interesse em obter mais informações e também propagar conhecimentos sobre a diversidade biológica, sendo assim necessário o estudo científico para esclarecer e levantar questionamentos e reflexões sobre esse tema. Ao mesmo tempo buscam-se bases científicas sólidas para auxiliar para com a preservação da biodiversidade.

A iminência da escassez dos recursos naturais desafia todos a encontrar soluções e alternativas para preservar o meio ambiente, obter alimentos e a buscar a melhoria da qualidade de vida da populações humanas, bem como promover um desenvolvimento sustentável e social mais justo. Tendo em vista a importância da manutenção da biodiversidade para o equilíbrio da natureza, que reflete na nossa economia e sociedade, ressaltamos a necessidade de preservá-la, impedindo assim, alterações que causem danos físico-químicos e biológicos. O homem deve agir com responsabilidade e ética, se comprometendo com a defesa dos ecossistemas.

Em mais um esforço para integrar diversas áreas da pesquisa, ensino e extensão como Ciências Biológicas, Conhecimentos Tradicionais, Educação, Formação de professores de Biologia, Sustentabilidade e Saúde, damos continuidade em 2018 a uma série de eventos que começaram em 2011 na UESPI, mesmo diante de um cenário de crise econômica e ambiental que se apresenta, e que todo ano acontece alternadamente em seus Campi. Desta vez o VI Simpósio Regional de Diversidade Biológica do Estado do Piauí e VI Semana de Biologia do Campus Alexandre Alves de Oliveira se realizará nos dias 18 a 21 de novembro. Será a oportunidade para integrar conhecimentos, saberes, aprendizados e conscientizar comunidade acadêmica e demais sobre a urgente necessidade de preservar racionalmente nossos patrimônio biológico e natural.


Abrangência das Atividades

A devastação do meio ambiente acontece de forma rápida, e incontrolável. A humanidade ainda não conseguiu alcançar êxito em viver de maneira sustentável preservando os recursos naturais e a diversidade biológica do planeta sem prejudicar a economia global. Desta forma é necessária a formação de profissionais capacitados e empenhados na formação de cidadãos conscientes e que contribuam para a preservação da natureza. Com isso o VI Simpósio Regional da Diversidade Biológica pretende contribuir para a atualização e formação de técnicos, profissionais de instituições de ensino e pesquisa e alunos de graduação e pós-graduação, contando com aproximadamente 300 participantes dos Estados da região Nordeste do Brasil.

Realização:
Redes Sociais