RESUMOS MINI CURSOS

Delineamento Experimental e o uso Softwares Livres para a Extração e Análise de Dados Experimentais (2h)



O presente minicurso tem como objetivo demonstrar a importância do planejamento experimental, a partir do uso de croquis randomizados para assegurar a qualidade dos resultados. Além disso, será apresentado o tratamento de dados para variáveis biológicas.



A análise multivariada tem como objetivo simplificar modelos estatísticos em que o número de variáveis se torna um problema para compreender a relação entre os vários grupos de variáveis. O minicurso abordará duas técnicas básicas na análise multivariada: a Análise de Componentes Principais (ACP ou PCA do inglês), onde se procura determinar o menor conjunto de variáveis que resumem o sistema original e a Análise de Cluster (Conglomerados), ou Análise de Componentes Hierárquicos (ACH, ou HCA do inglês), que visa classificar uma amostra de entidades (físicas ou variáveis) em um pequeno número de grupos. Além disso, também será mostrado o uso da Regressão por Componentes Principais (RCP ou PCR do inglês), como técnica de predição multivariada e os principais softwares usados para este fim.

Desenvolvimento Android para Iniciante (2h)

Este mini-curso foi preparado para te ensinar sobre o desenvolvimento de aplicações para Android, mesmo que você não tenha nenhum conhecimento prévio sobre programação. A estrutura do mini-curso foi pensada para passarmos pelos conceitos mais básicos até o desenvolvimento de uma aplicação com a mão na massa.

Cientometria (2h)

Luís Fabiano Farias

Este curso tem por finalidade discutir os indicadores mais utilizados na cientometria, considerando as principais bases científicas: Web of Science e Scopus. Para tanto, serão discutidos os resultados apresentados pela literatura recente internacional sobre produção científica, impacto, colaboração internacional e patentes.

MzMine2 e GNPS: tratamento de dados na espectrometria de massas (2h)

Neste mini-curso você aprenderá como fazer o tratamento de perfis químicos de cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a espectrometria de massas. O curso será ministrado para ensinar aqueles não possuem conhecimento prévio no tratamento de dados a conseguir extrair informações de suas análises. Nós utilizaremos as ferramentas gratuitas MzMine2 e GNPS que são de grande utilidade para mineração de dados em pesquisas envolvendo fitoquímica, farmácia, agronomia, ciência de alimentos, entre outras

Apresentação de Dados Tratados: O Poder de Imagens (1h)

O mundo cada vez é mais virtual e as imagens representam uma ferramenta muito potente para o disseminação de informação. Na pesquisa, o cenário não é diferente e as imagens representam um meio mais objetivo para a exibição de dados experimentais.

Aplicação de planejamento de experimentos na indústria

(1h)

Flávio Waltz

Será apresentado como planejamento de experimentos foi utilizado em projeto de definições de indicadores fenomenológicos que melhor ajudavam a entender o comportamento de aditivos quimicos nas operações unitárias: evaporação de cliente do setor sucroalcooleiro.

Ferramentas para o Planejamento Experimental (2h)

Este mini-curso tem como objetivo apresentar de forma breve as principais ferramentas disponíveis em planejamento de experimentos e assim, auxiliar na escolha do tipo de planejamento baseado nas variáveis a serem estudadas. Para isso, serão mostradas algumas opções de ferramentas computacionais para desenvolvimento de planejamento de experimentos, com exemplos.

Python (2h)

O mini-curso tem o primeiro objetivo de apresentar uma breve introdução sobre programação de computadores usando Python, através de exemplos. Um segundo objetivo do mini-curso é demonstrar a aplicabilidade da linguagem Python no planejamento experimental, especificamente no Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC). Finalizaremos o mini-curso desenvolvendo um programa em Python capaz de elaborar um croqui experimental.

Mineração de Patentes em uma Perspectiva Contributiva para a Inovação (2h)

Este curso tem como objetivo discutir a mineração e utilização de dados patentários disponíveis em diversos diretórios de armazenamento de patentes no mundo. A patente pode ser considerada uma ferramenta para a disseminação da informação, podendo ser utilizada como: (a) fonte de dados para os indicadores do grau de inovação, desenvolvimento tecnológico e econômico; (b) fonte de identificação de detentores de tecnologias concorrentes, tendências tecnológicas e mercados potenciais.