Objetivo 1
Fomentar nos alunos conhecimentos, competências e experiências necessárias numa sociedade cada vez mais multicultural.
O lema da nossa escola é “Uma vida com projeto, um projeto para a vida... com os outros”. É nosso objetivo acentuar a vertente internacional de “Os outros” no dia-a-dia escolar, educando para uma cidadania ativa e informada, com horizontes vastos, que ajudem a enfrentar os problemas e, deste modo, constituir um contrapeso contra o individualismo, o particularismo e os nacionalismos estreitos. Pretende-se assim fomentar nos alunos, especialmente nos 347 do Ensino Secundário, competências sociais, cívicas e interculturais, desenvolvendo o pensamento crítico e uma cidadania ativa que respeitem os direitos fundamentais, promovam valores democráticos (de acordo com a Carta dos Direitos
Fundamentais da União Europeia), a inclusão social, a valorização cultural e que ajudem a construir um futuro comum e sustentável. Espera-se que a sua imersão em contextos multiculturais durante as mobilidades e no acolhimento tenham consequências diretas na experiência da cidadania em toda a escola.
Objetivo 2
Fomentar a dimensão europeia dos projetos ecológicos da escola.
Alargar a experiência que já existe na escola ao nível do projeto Eco-Escolas, de âmbito nacional, levando todos os alunos do 8.o ano (aproximadamente 220 por ano) a entender que os fatores determinantes das alterações climáticas e da perda de biodiversidade são globais e não se limitam às fronteiras nacionais, transformando-os em agentes defensores dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e do Pacto Ecológico Europeu.
Promover a divulgação da aprendizagem, nas mobilidades europeias e nas atividades locais do Projeto Eco-Escolas, junto de toda a comunidade educativa (por exemplo, através do jornal Digital EcoPenafirme - Sementes de Cidadania).
A partir das experiências realizadas pelos alunos do 8.o ano, usando estruturas criadas no âmbito da educação ambiental, aumentar o impacto da educação pela cidadania europeia, criando uma dinâmica “euroecológica” em toda a escola.
Objetivo 3
Promover a capacitação do pessoal docente no âmbito da internacionalização da escola (práticas pedagógicas; capacitação digital; línguas estrangeiras).
Pelo menos triplicar até 2027 o número de professores envolvidos na internacionalização da escola, que conheçam e integrem na sua prática letiva metodologias inovadoras para tornar mais eficaz o ensino/aprendizagem multicultural e ecologicamente sustentável.
Capacitá-los para tal tarefa:
(a) em ações de formação europeias e nacionais que visem a educação para a cidadania europeia, metodologias inovadoras (também ao nível do digital) e, quando necessário, preparação linguística para melhor integração no projeto de internacionalização;
(b) durante projetos de mobilidade de alunos, em que participam ativamente, acompanhando alunos e contactando com formas inovadoras de ensino/aprendizagem em contexto multicultural e multilinguístico.
Através desta capacitação dos professores espera-se, a médio prazo, um aumento da motivação e das competências interculturais e ecológicas dos alunos, maior realização pessoal e, em consequência, maior sucesso escolar.