Rio do Júlio

Esta é a mais desafiadora das rotas do Circuito Dona Francisca, pela distância e pelas longas subidas (não se iluda quem pensou que iria somente descer a serra). Mas é também das mais bonitas, uma experiência realmente incrível. São quilômetros de área verde, com belos visuais de cima da serra.

Rota Rio do Júlio

Retorno pelo Piraí

Ida pela Serra D. Francisca:

ver Rota de Acesso

Pode-se observar várias espécies de aves e, com sorte e silêncio, animais silvestres. A longa descida é cortada por riachos com água cristalina que descem a serra.

A estrada passa por uma região bem isolada, com poucos moradores e nenhum comércio, por isso é bom estar preparado com lanches e ser autossuficiente em termos da mecânica da bicicleta.

O início é na serra da Rodovia Dona Francisca e para chegar até lá é recomendado contratar um serviço de transporte, uma vez que o trânsito de caminhões ali é intenso e não há acostamento em todo o trecho da subida. Além disso, a quilometragem total e o grau de dificuldade aumentariam bastante.

No final da descida passa-se pelo município de Schroeder e depois sobe-se a Serra do Canivete e desce-se a Serra Duas Mamas. Na sequência encontra-se o percurso que vem da Rota do Piraí, na região do Neudorf ou "quadrado" (veja mais sobre os atrativos deste trecho na Rota do Piraí). A volta para a cidade é feita utilizando-se parte da Rota Piraí.

Dicas

  • na serra é comum o clima mudar muito rápido, esteja preparado para o sol e para a chuva.

  • a estrada chega a mais de 800m de altitude, por isso, mesmo que esteja calor em Joinville pode estar bastante frio lá em cima, leve agasalhos

  • a descida não é muito íngreme na maior parte do tempo, mas é necessário cuidado nas curvas fechadas. Ande em baixa velocidade, para evitar acidentes e aproveitar melhor o percurso.

Igreja Luterana na Estrada Rio do Júlio

Cicloturista na Estrada Rio do Júlio

guia de bike

Arquivo GPS

Rio do Júlio