Quiriri

São três percursos reunidos em uma rota, na região do Rio Quiriri, que abriga uma Área de Proteção Ambiental. A água é límpida e cristalina e a mata exuberante protege as nascentes.

São vários pontos para banho e cachoeiras, e para se ter calma para aproveitar bem, é recomendável não fazer toda a rota num dia só. Selecione quais atrativos pretende conhecer ou então reserve pelo menos dois dias para a Rota Quiriri.

A Estrada do Pico é plana e fica em um vale entre duas serras, com um visual muito bonito. Um atrativo logo no início é a Cachoeira do Ronco D'Água, acessível por 5 minutos de caminhada por trilha na mata. Passa-se também por construções típicas como a casa em estilo enxaimel e a ponte coberta.

A Estrada do Rio da Prata é de uma inclinação bem suave e leva até uma propriedade com várias piscinas naturais e estrutura para se passar o dia. No caminho há várias casas antigas com jardins floridos, tudo muito bem cuidado.

A Estrada do Quiriri tem início num pórtico e vai acompanhando o Rio Quiriri, que se junta ao Rio Cubatão, ambos com vários pontos para banho. O caminho sobe o morro até os 200m de altitude e de longe se avista uma cachoeira descendo do alto da Serra, vinda dos campos do Alto Quiriri. A ponte coberta e as casas antigas com belos jardins enfeitam ainda mais a paisagem.

No início da Rodovia Dona Francisca fica a histórica Casa Krüger, que abrigou essa família por mais de um século. Vale a pena entrar para conhecer um pouco mais sobre como viviam os imigrantes. No local também funciona um centro de atendimento ao turista e pode ser uma opção para deixar o carro. Outras opções são os restaurantes próximos às entradas das estradas do Rio da Prata e do Quiriri.

Dicas

  • confira o horário e dias de funcionamento dos atrativos;

  • evite os finais de semana e feriados do verão, por terem muito movimento de carros de banhistas;

  • aos domingos acontece uma feirinha de produtores rurais e de artesanato na Casa Krüger, informe-se sobre os horários;

  • próximo ao início da Estrada do Rio da Prata, há uma pastelaria que é parada tradicional da região. Do outro lado da estrada, fica a produção artesanal de cachaça do Sr. Lütke. Vale a pena a visita, todo o maquinário é feito de madeira e a cana é plantada e colhida pela própria família Lütke;

  • próximo ao pórtico da Estrada do Quiriri há um restaurante de comida típica alemã e um café colonial.

Atenção

  • A Rodovia Dona Francisca é bem movimentada, com fluxo intenso e rápido de carros e caminhões. Recomendável somente para quem tem experiência, mesmo assim, evite pedalar à noite.

  • Se for fazer a trilha (a pé) para a Cachoeira no Recanto das Nascentes Divinas reserve no mínimo 1h para ir e voltar. A trilha é de nível de dificuldade alto (escalaminhada), é escorregadia e tem muitas erosões.

  • A descida de terra do Quiriri é tecnica com pedras e valetas, desça com cuidado.

Ponte Friedrich Piske, na Estrada do Pico

Propriedade Neitzel Plantas, na Estrada Quiriri

guia de bike

Arquivo GPS

Quiriri