Histórico

Criada pela Lei Municipal nº 5453 de 30/12/91, durante a gestão do prefeito Virgílio Galassi e do Secretário de Educação Afrânio de Freitas Azevedo, a Escola Municipal Professor Otávio Batista Coelho Filho foi especificamente construída para se abrigar dentro de um complexo assim distribuído:

• Um prédio para o Ensino Infantil.

• Um prédio para o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série.

• Um prédio para o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série e o Ensino Médio nas modalidades Normal e Secretariado Escolar de 1º e 2º grau.

• Um prédio para sediar o Centro de Estudos e Projetos Educacionais – CEMEPE.

Este complexo recebeu a denominação de UNIVERSIDADE DA CRIANÇA com capacidade para atender, no mínimo, 1 834 alunos no Ensino Infantil, Fundamental e Médio divididos em três turnos de trabalho. Além de sediar o centro para a formação de professores.

A forma de implantação de todas estas séries se deu de forma gradativa. Assim, em 1993 começamos a atender de 1ª a 4ª séries sendo que de 5ª a 8ª séries a implantação foi gradativa. Para o 2º grau implantou-se a 1ª série considerada básica – início e as demais séries foram também gradativamente implantadas.

Desta forma, como estava previsto, teve início as atividades no prédio denominado Professor Otávio Batista Coelho Filho com o intuito de ser no futuro um complexo que tivesse todos os segmentos de ensino do município servindo como modelo para várias cidades e sendo como uma “célula-mãe” com todas as ramificações, com uma estrutura de apoio, de análise, promoção de pesquisa e elaboração de projetos em uma unidade complexa e integrada. Nesta mesma data teve início o funcionamento do prédio Professor Horlandi Violatti para atender, de início, crianças de 4 a 6 anos. Com a construção da Escola Municipal Professora Amanda Carneiro Teixeira o atendimento do ensino de 1ª a 4ª séries foi transferido para esse prédio.

No ano de 1999, com a mudança de administração na Prefeitura de Uberlândia, o complexo foi desmembrado passando cada uma das três escolas a terem direções distintas.