O importante não é ser o primeiro ou primeira, o importante é abrir caminhos.
Conceição Evaristo
A palavra "Andança" nos leva para a ideia de movimento, de jornada e de percurso. Partimos do suposto que todo o processo de aprendizagem, não é um estado estático, mas sim um contínuo caminhar onde não vivemos na busca de um ponto final. O caminhar, a descoberta em traçar novas rotas, novos saberes e novos encontros é o que traz o sentido para nosso cotidiano na escola.
Aprender é, inevitavelmente, transformar-se. Cada novo conceito assimilado, cada desafio superado, cada erro que se torna lição, representa um passo nesse percurso. Toda andança gera encontros. A aprendizagem é um percurso vivo, dinâmico, feito de diálogos e trocas. Cada história pessoal, cada experiência vivida representa um fragmento que compõe o todo, e só assim, no encontro das diferentes vivências e suas representações podemos construir um caminho coletivo e responsável com si, com o outro e com o mundo.
Essa busca pelo permanente movimento nos mobiliza a cada dia, se constituindo dos passos que vieram antes e apresentando novos caminhos, torna nossas escolhas vivas e contextualizadas com nossa comunidade escolar e, em um sentido mais amplo, com toda a sociedade.
O Colégio Ofélia Fonseca, que integra o PEA-UNESCO (Programa de Escolas Associadas), reforça seu compromisso com uma educação voltada à cidadania. Nossas práticas visam conectar nosso cotidiano escolar aos objetivos, anos e décadas temáticas propostas.
A partir de temas como: Cidadania Global, Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Aprendizagem Intercultural e a Valorização da Diversidade e do Patrimônio Cultural, nossas turmas desenvolveram diversas investigações. Com pesquisas e compartilhando experiências esses temas ganharam significado contextualizado.
Os trabalhos apresentados simbolizam parte das pesquisas realizadas ao longo do ano em diferentes abordagens. Convidamos vocês para seguir com a gente, para reconhecer nossas brincadeiras, nossas festas, nosso território, nossas origens e pensar sobre para quais caminhos vamos seguir.
Foi este movimento, esse constante caminhar e descobrir, que orientou nossa equipe pedagógica e estudantes a percorrerem rotas que levaram a saberes ancestrais, diferentes territórios e culturas, para assim, poder elaborar melhor as realidades em que vivemos e projetar o mundo com que sonhamos. O mundo onde caibam todos os mundos.
Nesta edição da Mostra Cultural, as "Andanças" se ramificam em diversos percursos de conhecimento, percorrendo temas como: Tecnologia e Cultura, Caminhos da Cidade, passando pela valorização de nossa ancestralidade em Raízes que contam: memória e ocupação negra. Olhares sobre as Andanças pela Paz em diferentes lugares. Celebrando a identidade brasileira contada a partir dos Contrastes do Nordeste, das histórias do Boi Valente, Boi da Gente! e do brincar com Seres brincantes: Quintal do Brasil.
Buscando reconstruir as trajetórias de aprendizagens deste ano, foram definidos 3 percursos de visitação: Origens, Caminhos e Tecnologia. Esses temas fazem a integração dos trabalhos da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Nosso caminhar nos levou para um olhar sobre nosso mundo, com seus encantos e contradições. Através dos caminhos propostos para esta Mostra Cultural, traçamos a certeza que a empatia e a busca pelo bem-estar são potências que nos enchem de esperança e juntos seguimos em nossas “Andanças”.
Projetos 2025
Ensino Fundamental - 6º ao 9º
Ensino Médio - 1º ao 3º
Projeto anual
Itinerário formativo
Linguagens