A estrutura de uma edificação pode ser dividida em duas partes: fundações e supraestrututura. A primeira, as fundações, são elementos estruturais que ficam sob a superfície e que tem a função de transmitir as cargas de cima (supraestrutura) para o solo. Já a supraestrutura, parte visível da estrutura da edificação, tem a função de receber as cargas dos pavimentos e transferir para as fundações.
IMPORTANTE: OS ELEMENTOS ESTRUTURAIS NÃO PODEM SER RETIRADOS SEM A SUPERVISÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA E DA CONSTRUTORA.
A supraestrutura tem grande influência no método construtivo e define as características principais do imóvel, o o do Alcântara Business Center são majoritariamente do tipo Estrutura de concreto armado (CA) e vedações em alvenaria e drywall.
Descrição de Estrutura de concreto armado (CA) e vedações em alvenaria: Nesse sistema, os elementos em concreto recebem os esforços dos pavimentos e são responsáveis pela estabilidade estrutural. Já a alvenaria faz a função de vedar verticalmente a edificação, o drywall foi empregado internamente nas divisórias de algumas salas.
Elementos estruturais do sistema: Pilares (elementos verticais), vigas (elementos horizontais, geralmente nas bordas das lajes) e lajes em concreto armado.
Note nos vídeos abaixo a concretagem das lajes (do tipo nervurada), que são os elementos estruturais que recebem as cargas dos pavimentos e transferem para vigas (nas bordas das lajes), que, por sua vez, transferem as cargas para os pilares. Os pilares acumulam as cargas dos pavimentos até transferi-las às fundações, que dissipam as cargas para o solo.