O resultado do estudo de validação diagnóstica do dispositivo Neury foi a elaboração de um protocolo de registo incluindo 2 canais de EEG e um de ECG. Passamos a utilizar um dispositivo wearable com certificação médica (Hoffrichter), com utilização de eléctrodos de gel descartáveis e aquisição limitada ao periodo nocturno. Este protocolo passará a ser disponibilizado para uso clinico.
Em casos clinicamente suspeitos de Epilepsia do Lobo Temporal, submetidos a EEG de longa duração em ambulatório (aEEG), efectuamos registo simultâneo com wearable-EEG usando um canal bipolar (T1/2-TP7/8) em cada hemisfério.
Foram incluidos no estudo 41 pacientes com suspeita de Epilepsia do Lobo Temporal orientados pelo médico assistente para realização de aEEG. Em todos foi proposto ao paciente, e aceite, a colocação de dispositivo wearable-EEG para registo simultâneo do EEG sobre as regiões dos lobos temporais.
Pela análise do registo aEEG foi diagnosticada Epilepsia do Lobo Temporal a 20 pacientes, e excluido este diagnóstico nos restantes 21. A análise dos registos wearable-EEG, sem conhecimento prévio dos resultados do aEEG, permitiu fazer o diagnóstico de Epilepsia do Lobo Temporal em 19 (sensibilidade 95%). Em 3 casos foi diagnosticada Epilepsia do Lobo Temporal no wearable-EEG mas não no aEEG (falsos positivos 14%). A análise destes casos evidenciou terem as falsas detecções no wearable-EEG sido ocasionadas por artefacto de ECG.
Conclusões:
O wearable-EEG tem excelente sensibilidade (95%).
O falsos positivos (14%) devem-se a artefactos de ECG.
O registo wearable-EEG beneficia do registo simultâneo de ECG para melhorar a especificidade diagnóstica.
Borges D, Soares J, Dias D, Cordeiro H, Leal A. Spike detection in the wild: Screening of suspected temporal lobe epilepsy cases using a tailored 2-channel wearable EEG. Epilepsia Open 2025: (10.1002/epi4.70004)