Residência Médica

Rede Mater Dei de Saúde

Hospital Mater Dei

Centro de formação de especialistas

O Hospital Mater Dei, há quase 40 anos, se realiza como centro de ciência quando elege como objetivos primordiais a assistência médica, o ensino e a pesquisa. Esses objetivos se completam dentro do conceito de unidade moderna e avançada, voltada para o diagnóstico, o tratamento e a prevenção. Nosso Hospital ainda amplia esse conceito quando coloca como política de promoção, o crescimento profissional e humano de todas as pessoas que nele trabalham. Para que essa política se realize efetivamente, desenvolvemos programas permanentes de cursos, seminários, pesquisas, publicações, treinamentos e incentivo a participação em congressos regionais, nacionais e internacionais. Buscamos manter o elevado padrão e know-how nos serviços prestados, foi com esta filosofia que desde a sua fundação a ideia de formar profissionais foi cultivada.

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação voltada para médicos e realizada em instituições de saúde com tutoria de médicos especialistas já titulados. O médico brasileiro se forma especialista de duas maneiras: por meio de residência médica que é sempre credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica subordinada à Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) e, por meio de programas de especialização ou pós-graduação reconhecidos por instituições acadêmicas e sociedades brasileiras respectivas à especialidade. Os dois modos de formação médica são legítimos.

Os residentes formados no Hospital Mater Dei desenvolvem atividades de ensino que estimulam a prática médica de qualidade, coerentes com o padrão de excelência dos serviços prestados na Instituição. Os profissionais iniciantes participam da assistência aos nossos clientes e das reuniões clínicas periódicas, são orientados e supervisionados pelos médicos do corpo clínico (Preceptores), supervisores de programas e coordenadores de equipe.

Em 1982, O Mater Dei iniciou à 1ª turma de especialização em Ginecologia e Obstetrícia, sendo pioneiro na programação desse curso. Para o título de conclusão da especialização, o Mater Dei exigia duas condições: aprovação do médico na prova de Título de Especialista e publicação de um trabalho científico em órgãos especializados e reconhecidos nacionalmente.

Desta forma, até os dias atuais as especializações nas diversas áreas de atuação do Hospital Mater Dei funcionam e formam profissionais de qualidade e representantes natos das especialidades com expressão nacional e internacional. A taxa de aprovação nos títulos concedidos pelas Associações das especialidades e pela Associação Médica Brasileira gira em torno de 90%. Aproximadamente 400 médicos já concluíram a formação como especialista na nossa instituição.

Em 2009, o Mater Dei – Unidade santo Agostinho, iniciou o processo de credenciamento do Programa de Residência Médica junto ao MEC (Ministério da Educação) e após as vistorias foi credenciado com louvor e sem qualquer ressalva ou restrição nos programas de Clínica Médica, Cirurgia geral, Obstétrícia e Ginecologia, Radioterapia, Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia, Mastologia, Cardiologia e Medicina Intensiva. Após esse primeiro credenciamento na Comissão Nacional de Residência médica/MEC, em 2009, a Rede Mater Dei - Unidades Santo Agostinho e Unidade Contorno já obtiveram credenciamentos de mais 5 programas Oncologia Clínica, Pediatria, Medicina Fetal, Reprodução Humanas e Radiologia e Diagnóstico por imagem.

Hoje, o hospital conta com 70 residentes em curso nas áreas citadas e cerca de 60 pós-graduandos em outras áreas diversas da medicina e enfermagem, estes profissionais proporcionam uma busca por maior conhecimento científico mantendo ativas e calorosas as discussões clínicas sistemáticas e a pesquisa clínica.

Venha Conhecer nossos Programas de Residência Médica.

Confira a linha do tempo do Programa da Rede Mater Dei:

Claudia L. Soares Laranjeira

Presidente COREME (Comissão de Residência Médica Rede Mater Dei de Saúde)