ELAP


Canadá

O Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) é um programa do governo canadense que vai dar 400 bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá a estudantes da América Latina.

O ELAP é destinado a estudantes de graduação, mestrado e doutorado. O candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior brasileira. O programa de mobilidade acadêmica no Canadá é como uma graduação/pós sanduíche: estudante passa de 4 a 6 meses no Canadá e retorna pra terminar seus estudos aqui no Brasil. No caso da graduação, o programa exige que exista um acordo de cooperação entre a instituição brasileira do candidato e a instituição canadense na qual ele quer estudar. Para candidatos à mobilidade em cursos de pós-graduação, se não houver o acordo, será considerada uma nova ou já existente colaboração entre professores das universidades.

Como sei se a UFRJ tem acordo para mobilidade acadêmica no Canadá

A orientação do pessoal do Global Affairs Canada é que cada estudante deve procurar, na sua universidade, o Escritório de Relações Internacionais/Assessoria de Relações Internacionais, para entender se a sua instituição está a par do edital. Porque todo o processo é feito via universidade e não tem outro jeito de fazer que não seja via universidade. Em alguns casos, pode acontecer da instituição não saber da existência dessa bolsa do governo canadense. Nestes casos, a orientação para não perder a oportunidade para poder fazer mobilidade acadêmica no Canadá com a bolsa do ELAP é ser chato: ir atrás, buscar o máximo de detalhes sobre o programa e tentar trabalhar com a universidade nesse sentido para que a candidatura seja possível. No entanto, o ELAP é um programa bem famoso e super procurado, as grandes universidades, em sua maioria, já conhecem o programa.