Alguns projetos de IC

orientador: Alejandro Cabrera (IM-UFRJ)

Os seguintes gifs foram produzidos no projeto do aluno Rhuan Justo (DMA-IM-UFRJ, 2020-22, bolsa PIBIC-CNPq).

A seguir, vemos simulações computacionais sobre movimento de corpos deformáveis girando livremente no espaço. A ideia é que a deformação induz uma reorientação (rotação) total devida à conservação do momento angular. Um problema de controle associado consiste em achar a deformação que induz uma reorientação desejada (e tal que o “gasto” seja mínimo).

1) Um gato deforma seu corpo para cair em pé.

 Esta é a deformação que o gato realiza como seria vista por um observador que gira junto com ele (i.e. desde um sistema de referencia rotante não-inercial).

2) A seguinte é a simulação que inclui a reorientação espacial (como vista desde um sistema de referencia inercial, por exemplo, por uma pessoa observando a queda do gato desde o chão). O resultado da deformação é que consegue cair em pé.

3) Análogamente, um saltador olímpico deforma seu corpo para fazer o máximo de giros (“twisting sommersaults”) possíveis. As seguintes simulações, como no caso do gato, correspondem à estrategia de deformação (que é só baixar um braço neste caso) e à reorientação espacial conseguida, respectivamente. Notar que, a diferença do caso do gato, o momento angular inicial não é nulo neste caso (por isto continua girando uma vez baixado o braço).