O diagrama abaixo resume como funciona o SIGA. Mas anote o principal: pedido não é inscrição.
É composto de fases, as 3 primeiras com duração de cerca de 1 semana:
Fase 1: Pedidos de Inscrição (começando antes do início das aulas);
Fase 2: Alteração de pedidos (começando logo após início das aulas)
Fase 3: Trancamentos de Inscrição (começando por volta da 3ª semana de aulas).
Fase 4: Autorização das Mensagens da CRID (ocorrendo com cerca de 2 meses e meio de aulas).
São geradas diversas CRPIDs (comprovantes de registro de pedido de inscrição em disciplinas) ao longo do processo mas apenas uma CRID (Comprovante de Registro de Inscrição em disciplinas) por fase.
Enquanto período de inscrição/alteração está aberto são enviadas mensgaens mostrando alteração de status (entrou na turma, saiu da turma) do pedido. Status do pedido pode ser alterado várias vezes porque algum estudante desistiu de pedido, fez novo pedido ou número de vagas foi ampliado.
Após o final das Fases 1 e 2 o SIGA processa todos pedidos e gera uma CRID que aloca (ou não) estudantes nas turmas de acordo com as prioridades. A inscrição na disciplina ocorre somente quando aparece na CRID ao final das Fases 1 e 2.
O que comprova a inscrição / trancamento (que você realmente consegui se inscrever ou trancar) é somente a CRID: É sua obrigação conferir e guardar cópia de cada uma das 4 CRIDs geradas.
A inscrição/trancamento em disciplinas é em três fases:
Fase 1: Pedidos (período: antes do início das aulas). As chefias, coordenações e seções de ensino usam a Fase 1 para ver as demandas e, se possível, ampliar o numero de vagas. ATENÇÃO: terminada esta fase, pedidos não efetivados (por falta de vagas) é descartado. Caso ainda queira tentar cursar você tem que fazer o pedido novamente na Fase 2.
Fase 2: Alteração dos pedidos (período: começa no início das aulas e dura cerca de 1 semana). Além de servir para trancar os pedidos aceitos na Fase 1, e se inscrever em disciplinas, aqui é o momento de pedir novamente a inscrição em pedidos da fase 1 que NÃO foram efetivados na CRID. É comum agora surgirem vagas novas que não existiam na fase 1.
Fase 3: Trancamentos (período: em torno de 3ª semana de aulas) Esta fase é autoexplicativa: serve somente para trancar disciplinas.
Consulte aqui o Calendário Academico do CEG-UFRJ do ano todo das Fases acima. Veja em "cursos de graduação em geral, exceto os cursos da Faculdade de Medicina":
Pedidos de inscrição em disciplinas;
Alteração de pedidos de inscrição em disciplinas;
Trancamento de pedidos de inscrição em disciplinas (desistência de inscrição).
Os pedidos de inscrição feitos nas Fases 1 e 2 são colocados em filas de prioridade. Note que para a mesma seção de um disciplina (mesmo horário, sala, docente) podem ser ofertadas vagas em turmas diferentes, sempre associadas a um determinado curso. A ideia é que aluno do curso para o qual é ofertada a vaga tenha prioridade (fique na frente da fila). Veja Prioridades de Pedidos mais a frente.
Assim, enquanto a Fase 1 e 2 estão abertas, você poderá receber mensagens do SIGA de que entrou ou saiu de uma turma. Tente trocar para uma outra turma mais vazia da mesma disciplina. São filas separadas (independentes) em cada turma. Um exemplo: na disciplina ICP121 Computação I, a turma aberta para Aplicada pode estar lotada mas com vagas sobrando em turmas para outros cursos. Aprenda como fazer isso buscando pelo código da disciplina (neste caso ICP121).
Seguem observações:
Inscrição em disciplina que aparece na CRID gerada ao final da Fase 1 (pedidos) é garantida: não sairá da CRID a menos que estudante tranque a disciplina.
Na Fase 2 (alteração) são oferecidas vagas que sobraram da Fase 1, vagas abertas por trancamentos durante a Fase 2 e por ampliação no número de vagas.
No último minuto de uma fase, um estudante com mais prioridade pode pedir inscrição ou desistir de pedido e toda a situação de inscritos pode mudar. As mensagens que o SIGA envia de entrada/saida de turma são fotos de momento. O que vai valer é a CRID gerado após o fechamento da fase (parecido com o Sisu). Se não constar na CRID gerada após o encerramento da fase, o estudante não conseguiu a vaga; se constar, consegui: simples assim.
Caso você perca prioridade numa turma e seu pedido continue lá após o fechamento da Fase, você pode obter vaga na CRID final que não estava obtendo enquanto a Fase estava aberta! Fique atento a isso para não ficar inscrito "sem querer" em um turma. Se for este o caso você poderá trancar na Fase 3 (trancamentos).
É obrigação do estudante conferir inscrições e trancamentos guardar cada CRID gerada ao final das fases. Guarde CRPIDs também. Pode ser necessário para comprovação em algum processo.
Transferência de Turma:
Trata-se de pedido de trancamento de inscrição em turma em que você se inscreveu e pedido de inscrição em outra turma. Caso não consiga vaga na turma de destino você não estará mais inscrito na disciplina. Cuidado! Transferir de Turma = trancar (com certeza) a inscrição numa turma e pedir para se inscrever em outra (pode obter ou não vaga na turma destino; mas já perdeu a que tinha na origem).
Prioridades de Pedidos:
Segue, na ordem, como são priorizados os pedidos.
Localização: estudantes do curso para o qual a turma é oferecida; seguidos por mesma unidade, centro, e, por fim, os restantes;
Periodização: estudantes no período correto para o qual a disciplina obrigatória é recomendada têm prioridade caso contrário estudante com DRE mais antigo; se a disciplina é eletiva, DRE mais antigo tem prioridade.
Em caso de empate (2 estudantes da mesma localização e período): Maior CRA (Coeficiente de rendimento acumulado).
REFERÊNCIA: Manual de Inscrição em Disciplinas (SIGA / UFRJ)
Ao longo de cada fase podem aparecer mensagens ao lado de pedidos de inscrição na sua CRID e CRPID. Estas mensagens poderão ser autorizadas (ou não) pela coordenação de curso. Veja lista de mensagens abaixo e o que fazer com cada uma delas. Se tiver que pedir autorização faça o mais rápido possível, ainda dentro do período de pedidos de inscrição ou alteração, para dar tempo de você modificar seu pedido.
Passados 2 meses e meio de aulas é sua responsabilidade verificar se TODAS mensagens foram autorizadas. Sem esta autorização você não está efetivamente inscrito na disciplina: seu nome desaparecerá da pauta e o professor não poderá lançar nota. Veja ao final da página um exemplo de CRID com autorizações.
Porque tenho que verificar a CRID várias vezes?
Mensagens como FALTA REQUISITO independem de outras disciplinas, mas muitas mensagens dependem do conjunto de disciplinas. Assim sua CRID pode estar sem mensagem num certo momento e pode surgir mensagem nova após:
inclusão de uma disciplina: HORÁRIO SOBREPOSTO, MAIS DE 32 CRÉDITOS.
exclusão de uma disciplina: ULTRAPASSA 1/3 FORA DO CURSO, MENOS DE 6 CRÉDITOS.
Mensagens da CRID:
"Ultrapassa 1/3 fora do curso (P)".
Mais do que 1/3 dos créditos são de disciplinas que não pertencem ao currículo (por exemplo, as de livre escolha). As inscrições serão autorizadas automaticamente (não precisa pedir). Trata-se de um problema do SIGA, que não entende que no nosso currículo muitas disciplinas são de livre escolha. Além disso, podem surgir somente ao final da Fase 3 (trancamentos). Caso você ainda não tenha passado em todas disciplinas obrigatórias, pode ser melhor modificar pedido.
"Falta requisito (B)"
O estudante não tem o pré-requisito necessário. Pode ser por:
notas que ainda não foram digitadas: tão logo a nota entre a inscrição será regularizada. Caso persista entre em contato com o professor da disciplina que é o pré-requisito e com coordenador de curso.
você não ter cursado algum pré-requisito: Caso a disciplina seja do IM, não é permitido. Caso contrário a disciplina NÃO seja do IM (por exemplo, disciplina da Engenharia, Física, Administração, Economia, etc.) e você já tenha passado nas obrigatórias: não faça nada pois as inscrições serão autorizadas pela secretaria. Caso contrário (seja estudante que ainda não passou nas obrigatórias) ou ache que seja um erro (cursou em outra instituição pré-requisito por exemplo), peça autorização à coordenação de curso. Anexe ao pedido BOA e Boletim atualizados.
"Horário sobreposto (M)"
Verifique tratar-se de sobreposição real ou fictícia (horário no SIGA incorreto). Caso seja fictícia, existe um erro de cadastro da disciplina no SIGA; nesse caso peça autorização à coordenação de curso imediatamente. Caso sobreposiçãso seja real, é PROIBIDO, é será negada a autorização. Nem peça inscrição.
"Mais de 32 créditos (H)" ou "Menos de 6 créditos (O)"
O estudante normalmente NÃO pode cursar mais de 32 créditos nem menos de 6 créditos. Peça autorização à coordenação de curso justificando o pedido (por exemplo: último período no curso). Anexe ao pedido BOA e Boletim atualizados.
"Previsão Pendente (F)"
Problemas na abertura da disciplina. Avise o professor da disciplina e coordenação de curso. O sistema aceita a inscrição, mas não verifica a sobreposição de horário. Quando a turma é regularizada, se houver sobreposição de horário a inscrição é invalidada pelo sistema. Verifique periodicamente sua inscrição, para não ter surpresas.
"Lotação esgotada (L)"
Tente se inscrever na mesma disciplina em turma com vagas ofertadas para outros cursos. Caso não tenha sucesso, entre em contato com coordenação de curso. No IM, normalmente, o número de vagas é ampliado. Assista às aulas por via das dúvidas enquanto tenta regularizar.
"Matrícula cancelada (K)" ou "Matrícula trancada (J)"
Entre em contato com a coordenação de curso
"Transferido de turma (D)" "Disciplina já inscrita (N)" "Inscrição trancada (C)"
Auto-explicativas.
"Disciplina já cursada (G)"
Se você ainda não cursou a disciplina mas recebeu esta mensagem então entre em contato com a coordenação de curso: ocorre com disciplinas de Tópicos. Informe docente da disciplina (e continue assistindo aulas).
"Turma desativada (Q)"
Turma não será mais aberta.
Segue uma CRID contendo autorizações para algumas mensagens e em outras não como exemplo.