Anderson Santos Freire- SESI/SE
NESTA PALESTRA, IREMOS FALAR DE FORMA SIMPLES, O EXPERIMENTO PARA COMPROVAÇÃO DE ESTUDOS FEITOS POR JOSEPH SAUVUER, ONDE DIZ QUE, CORDAS VIBRANDO OSCILAM COM MUITAS ONDAS DIFERENTES COMPRIMENTOS AO MESMO TEMPO, EM OUTRAS PALAVRAS, TONS MAIS AGUDOS POSSUEM UMA MAIOR FREQUÊNCIA QUE TONS MAIS GRAVES TENDO SUAS APLICAÇÕES EM: COMPRESSÃO DE ARQUIVOS DIGITAIS, ANÁLISE DE IMAGENS POR RESSONÂNCIAS MAGNÉTICAS, PROGRAMAS DE RECONHECIMENTO DE VOZ E DE CORREÇÃO DE AFINAÇÃO MUSICAL, NA DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE ATMOSFERA PLANETÁRIA E NA PREVENÇÃO DE CONSTRUÇÕES RESISTENTES A TERREMOTOS.
Flank David Morais Bezerra -UFPB
Neste trabalho exploramos a visualização das funções trigonométricas inversas, arco seno, arco cosseno e arco tangente. Além disso, apresentamos uma lista de atividades a serem propostas em sala de aula, a fim de despertar o interesse dos estudantes sobre estas funções e aprimorar o apelo intuitivo geométrico sobre funções trigonométricas. Também exemplificamos o uso do LaTeX e GeoGebra como recursos computacionais no processo de ensino e aprendizagem
Ledo Vaccaro- Cesgranrio
Muitas são as obras de arte nas quais é possível identificar elementos de Matemática. Há obras nas quais a Matemática ultrapassa o escopo de elemento e assume a função de objeto do trabalho. Por vezes, o artista não percebe a presença da Matemática na sua produção, mas ela está lá. Uma obra de arte termina no leitor, no observador. Quando esse observador tem treinamento matemático, não há como sua leitura se afastar de sua subjetividade construída com a participação desse treinamento. Tomemos um poema de Carlos Drummond de Andrade e o observemos com o olhar (poético) de um matemático. Busquemos nele a lógica de sua elaboração; a forma através da qual os versos estão conectados e as estrofes construídas. Busquemos perceber a Matemática como uma chave para vislumbrar belezas que atingem nossa retina.
Thed Freitas
O tema proposto tem como objetivo principal apresentar alguns métodos algébricos acessíveis ao estudante do Ensino Médio, para resolução de problemas simples de otimização. Dentre estes, destacam-se a otimização de funções quadráticas, além de aplicações da desigualdade das médias. A aplicação dos métodos apresentados é exemplificada por meio de alguns problemas, escolhidos de maneira a mostrar uma ampla e significativa diversidade que permite a utilização dos métodos aqui desenvolvidos. Consequentemente, estes métodos podem apresentar alguns conteúdos do Ensino Médio de uma forma interessante, despertando o interesse dos alunos, pois, uma vez bem assimilados podem tornar-se poderosas ferramentas na solução de vários problemas, frequentemente encontrados no próprio cotidiano dos alunos e, inclusive, em olimpíadas de matemática, vestibulares e concursos.
Eliana Romão
Paulo Freire foram muitos. Entre os quais, um professor-educador de primeira grandeza. Primava pela corporeificação do exemplo.
Educador de fé, de busca, de esperança, de ação. Ficou conhecido nos anos 60 com alfabetização de adultos mediante experiências que se espalharam pelo país começando com camponeses potiguares. E com eles produziu seus maiores ensinamentos. Teve como pontos altos de suas palestras, a leitura do mundo com a leitura da palavra. E como lema "amar as pessoas". O que serviu de pressuposto para Literacia e Numeracia, capacidades de lidar com "problemas da vida cotidiana". Capacidades necessárias na educação básica e educação superior. É preciso ensinar para educar e educar amorosamente.
Para tanto, é necessário ultrapassar os limites da sala de aula no diálogo de seminários permanente e fecundo entre à escola e a realidade. Filósofo da educação conhecido pelo mundo afora, insere-se entre os educadores mais citados e reconhecidamente importantes no campo da educação.
Danilo Batista
Nesta palestra vamos discutir como o espectro autismo deve ser compreendido por educadores e que aspectos do TEA (Transtorno do Espectro Autista) devem ser levados em consideração para uma prática docente que visa promover experiências de ensino de matemática mais inclusivas.