O Homenageado

Conhecendo o Prof. Marco Aurélio Soares Souto


Primeiros passos

Marco Aurélio Soares Souto, nasceu em Campina Grande/PB no dia 07 de novembro de 1960, quinto filho de uma família com 6 filhos e filhas.

Começou a estudar no Ginásio Santa Bernadete, no bairro da Palmeira em Campina Grande, no ano de 1967 com aproximadamente 6 anos. De 1972 a 1975, estudou no Colégio Estadual da Palmeira onde cursou da 5ª à 8ª série do Primeiro Grau. As 1ª e 2ª séries foi aluno do Colégio Estadual da Prata, de 1976-1977. Em 1978 fez a 3ª série do Segundo Grau no NESA - Núcleo de Estudos Avançados.


Graduação

Em 1979 no segundo semestre, começou a cursar Licenciatura Plena em Matemática na URNe - Universidade Regional do Nordeste, hoje UEPB – Universidade Estadual da Paraíba. Durante a graduação, trabalhou como bancário no Banco América do Sul.

No final de 1982, concluiu a Licenciatura em Matemática e se inscreveu para o mestrado, obtendo aceitação para UFPE, UFC, UnB e UFRJ. Escolheu a UnB, por conta do alojamento estudantil e as facilidades da capital federal.



Mestrado

Em 03 de janeiro de 1983, chegou em Brasília para cursar o mestrado na Universidade de Brasília - UnB. Foi bolsista do CNPq durante todo o curso. Como seus professores do curso de Licenciatura, na sua quase totalidade, eram apenas graduados. Os cursos mais avançados eram os cursos de Álgebra e Análise Real (sequências e séries). Para suprir suas deficiências do mestrado, cursou três disciplinas do Bacharelado em Matemática da UnB: Análise 2, Álgebra 2 e Variáveis Complexas 1. Foi orientado pelo Professor Wellington Santiago da Rocha. A dissertação era sobre Equações Diferenciais Hiperbólicas com o título: Existência de Operadores de Onda para Sistemas Hiperbólicos Simétricos, defendida em 13 de dezembro de 1985.

Antes de concluir o mestrado fez um concurso para a Fundação Educacional do Distrito Federal e foi contratado como Professor no dia 14 de março de 1985. Tendo concluído o mestrado, foi contratado pela FICB - Faculdades Integradas Católicas de Brasília, em 24 de fevereiro de 1986. O salário era razoável, mas com uma carga horária muito elevada começou a fazer concursos para as universidades federais.

Professor universitário

Na mesma época fez concurso na UFG e na UFPB. Foi aprovado e classificado na UFG e na UFPB só aprovado. No dia 01 de agosto de 1986 assinou o contrato na Universidade Federal de Goiás. Em Goiás já ministrava aulas de Espaços Métricos, Análise e outras disciplinas mais avançadas. Em 1987 deu entrada num processo de transferência da UFG para a UFPB, e depois de um ano e meio na Universidade Federal de Goiás, conseguiu a mudança de instituição, no dia 01 de janeiro de 1988.

Na UFPB, começou a se preparar para o programa de doutorado. Além das atividades de ensino, participou de seminários internos no DME - Departamento de Matemática e Estatística. Nesses seminários estudou Análise Funcional, Geometria Algébrica etc. Paralelamente participou de um programa da UFC – Universidade Federal do Ceará, que consistia em um estudo dirigido de Geometria Riemanniana. A UFC estava se preparando para iniciar o programa de doutorado. No Curso de Verão da UFC de 1989, com a presença do Professor Djairo Guedes de Figueiredo, professor da UNICAMP, assim programou doutorado para iniciar em agosto daquele ano.


Doutorado

Iniciou o programa de doutorado da UNICAMP em agosto de 1989, com bolsa da CAPES (dois primeiros meses) e o restante com bolsa do CNPq. Sob a orientação do Professor Djairo, pesquisou Sistemas de Equações Diferenciais Parciais Elípticas. Através dos Métodos Topológicos de Pontos Fixos, Teoria do Grau, Princípio do Máximo e outras ferramentas. Defendeu o doutorado no dia 08 de maio de 1992.



Retornando a vida de professor universitário

Desde 1986 na UFG e a partir de 1988 na UFPB, tem atuado nos cursos de graduação das instituições ministrando cursos de Cálculo, Álgebra Linear, Álgebra Vetorial e Geometria Analítica, Álgebra, Geometria Diferencial, Espaços Métricos, Análise Real, Fundamentos de Matemática, Matemática do Ensino Médio, Equações Diferenciais. Durante todos esses anos foi professor de cerca de 21 colegas da UAMat...

Começou a pesquisar com um grupo de professores DME. Com os colegas Claudianor e Daniel, passamos a pesquisar o Método Variacional para obter soluções de EDP’s Elípticas. Como resultado desta pesquisa foi concedido uma Bolsa de Pesquisador 2C, do CNPq, de agosto de 1993 a agosto de 1998, quando me afastei para o pós-doutorado na Rutgers University.

O professor Marco Aurélio, assumiu diversos cargos administrativos, orientou muitos alunos a nível de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) durante seus 32 anos de UFCG (antiga UFPB-Campus II).



Resumo acadêmico

· 34 anos de magistério superior, sendo 32 anos na UFCG;

· 6 anos como Coordenador do PPGMat, tendo sido o coordenador da elaboração do projeto de criação;

· 2 anos como Coordenador do Curso de Especialização em Matemática do DME, tendo sido o coordenador da elaboração do projeto de criação;

· 2 anos como Vice-Chefe do DME;

· 6 anos como Vice-Coordenador do PAPGM;

· Orientou 14 dissertações: 01 na UFC, 02 na UFPB, 09 no PPGMat, 02 no PROFMAT;

· Orientou 05 teses de doutorado, todas no PAPGM da UFCG/UFPB;

· 02 Pós-doutorados: Rutgers University e ICMC-USP;

· Publicou 39 artigos científicos;

· Participou de 47 bancas de trabalhos de conclusão: 24 de dissertações de mestrado, 12 de teses de doutorado e 11 de exames qualificação de doutorado;

· Participei de 45 bancas de comissões julgadoras: 30 de concursos públicos para professor, 15 para professores titulares (14 da Classe E);

· E muitas outras atividades...

Esse é um pequeno resumo da história do professor Marco Aurélio...