Etapa 1: Planejamento e aquisição dos componentes necessários.
Indicador de avaliação: Qualidade, tempo e custo de aquisição dos componentes.
Etapa 2: Montagem do hardware e conexão do sensor MQ-135.
Indicador de avaliação: Tempo de resposta e Compatibilidade do sensor com o Arduíno.
Etapa 3: Desenvolvimento do código para leitura e processamento dos dados.
Indicador de avaliação: Performance do código e facilidade do uso.
Etapa 4: Integração com o display para exibição dos resultados.
Indicador de avaliação: Qualidade da exibição dos dados.
Planejamento da ideia: Nesta etapa foi necessário a definição do objetivo do protótipo, o público-alvo e as especificações técnicas. Também realizamos uma pesquisa de mercado para verificar as soluções existentes e identificar oportunidades de inovação.
Definição do hardware e software: Com base nas especificações técnicas definidas na etapa anterior, é necessário escolher o hardware e o software adequados para o protótipo. Para o hardware, pode-se utilizar sensores específicos para medir a concentração de poluentes, como o MQ-135, um microcontrolador para processar os dados coletados pelos sensores, como escolhido o hardware simples e fácil de se utilizar, o Arduíno Uno. Para o software, pode utilizamos a linguagem C++, na plataforma do Arduíno online.
Montagem do protótipo: Após a definição do hardware e software, é necessário montar o protótipo. Isso inclui a soldagem dos componentes eletrônicos, a instalação do software no microcontrolador e a configuração da placa de comunicação para a transmissão dos dados para a plataforma na nuvem.
Testes do protótipo: Com o protótipo montado, é necessário realizar testes para verificar se ele está funcionando corretamente. Isso inclui testes de calibração dos sensores, utilizamos desodorantes e a chama de um isqueiro na abertura do sensor para ver se ele estava reconhecendo as substâncias e nos informando se havia gases tóxicos no local.
Implementação de aplicativos: Para permitir que os usuários possam acessar os dados coletados pelo protótipo, desenvolvemos um aplicativo para que o consumidor tenha o monitoramento das condições do ambiente remotamente.
Avaliação do protótipo: Por fim, é importante a avaliação dos colegas de classe sobre o protótipo e coletar feedback do público-alvo para identificar possíveis melhorias.