Oii gente!!!
hoje vou falar um pouco sobre as portas lógicas
As portas lógicas desempenham funções lógicas básicas e são os blocos de construção fundamentais circuitos integrados. A maioria das portas lógicas recebe uma entrada de dois binários valores e gera um único valor de um 1 ou 0. Alguns circuitos podem ter apenas algumas portas lógicas, enquanto outros, como microprocessadores, pode ter milhões deles. Existem sete tipos diferentes de portas lógicas, que serão descritas abaixo.
Porta And (E)
Esse caso se caracteriza por possuir duas entradas e realizar uma operação que é equivalente a multiplicação. A operação calculada resultará em um valor lógico verdadeiro para os operandos somente se os valores dos operados forem verdadeiros.
A adição é a operação presente nesse caso. Assim como a anterior, possui duas entradas, entretanto seu resultado somente será um valor lógico falso de operandos se todos os operandos também possuírem valor falso.
Também conhecido como inversor, seu nome faz jus à operação realizada. O número que entrou sempre será invertido na saída. Por exemplo, o “0” entrou no circuito, então na saída ele estará como “1” e vice-versa.
A porta NAND nega os valores que a primeira porta apresenta, invertendo seus valores como se existisse algum inversos no momento da saída.
Seguindo a ordem, ela é uma negação da OR, ou seja, inverte os valores que uma OR apresentaria.
A porta XOR apresenta valores de um OR exclusivo ao comparar dois valores, se esses forem díspares o valor apresentado na saída será “1”. Caso os valores forem iguais, o “0” estará na saída.
Essa é o contrário da anterior, como uma XOR com valores da saída invertidos, valores iguais resultam em “1” e diferentes são “0”.