Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra (2018), possui Mestrado em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2012). Professora do Departamento de Linguagens e Tecnologias do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo de Estudos ATLAS (Análises Transdisciplinares em Literatura, Arte e Sociedade) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Grupo de Pesquisa: Da Rua: sujeitos e objetos, da Pontifícia Católica de Minas Gerais.
É graduado em Letras (Licenciatura plena - português) pela Universidade de Brasília (UnB). Tem mestrado e doutorado em Linguística, na área de História das Ideias Linguísticas, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É também portador de diploma de doutorado em Sciences du Langage pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Professor Adjunto no curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Criador e coordenador do Núcleo de Estudos da Linguagem (NEL) no campus da UFT em Porto Nacional e membro do Grupo Arquivos de Língua (GAL/UFF). Pesquisa e orienta trabalhos nos seguintes temas: História das Ideias Linguísticas, reflexão sobre a linguagem e as línguas no século XIX, história da língua portuguesa e das teorias linguísticas no Brasil, gramatização brasileira, obra de Júlio Ribeiro, conceito de língua materna.
Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2001), especialização em Linguística Textual pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2010), doutorado em Doutorado em Letras: ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (2017) e especialização em Transtorno do Espectro Autista: avaliação e intervenção baseada em evidências (2022). Atualmente é professor ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem, educação inclusiva, morfologia da Língua Portuguesa.
Pós-doutoranda em Educação, na linha de pesquisa "Linguagens, Culturas e Saberes", pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF. Doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Adjunta III na Universidade Federal do Tocantins - UFT, atuando na graduação em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas e no Programa de Mestrado em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Faz parte do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASIs), como Avaliadora Institucional. É membro do grupo de pesquisa Práticas de Linguagens - PLES, nas linhas de pesquisa Escrita Acadêmica na Formação do Professor e Práticas de linguagem: leitura; escrita; análise linguística; no Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora (GEIM), na linha de pesquisa Linguagem e Educação da PUC/SP e, no Grupo de Pesquisa Os significantes e os significados do ensino e da produção de textos: pesquisa, ação e reflexão, na linha de pesquisa Língua, Interação Sócio-Cultural e Letramento da Universidade de Brasília-UnB. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas. Especialista em Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas. Atua nas seguintes áreas: 1) Gêneros textuais e ensino de língua materna; 2) Práticas de letramento e ensino; 3) Letramento Acadêmico: Leitura e escrita na Universidade; 4) Formação do professor de Língua Portuguesa.
Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pelo PPGL/UFT, onde atua na graduação e pós-graduação em Letras, desenvolvendo pesquisas sobre gênero, diversidade sexual, educação linguística e literária na Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. Pesquisadora social no projeto TRAVIARCAS, promovido pela ANTRA, investigando sobre o processo de envelhecimento de mulheres transexuais e travestis brasileiras. Atualmente, atua em projetos de pesquisa e extensão Itinerante em Rede de Cidadania e Direitos Humanos. Docente de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa/Literatura e Tópicos em Linguística Contemporânea no curso de graduação em Letras, campus Porto Nacional. Tem interesse em questões linguístico literárias que envolvem as relações de gênero, (trans) diversidades étnico, racial, religiosa, bullying entre outras complexidades e suas interfaces com a educação, sobretudo no que concerne aos estudos pós estruturalistas de currículo escolar.
Atua como professora adjunta no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa da Universidade Federal do Tocantins e do Programa de Pós Graduação em Letras da mesma universidade, orientando nas áreas de Formação de professores de línguas, em Tecnologias digitais e multiletramentos no ensino-aprendizagem de línguas e literaturas, em Leitura e escrita em ambientes digitais, bem como em Literatura e Imaginário (em rito, mito e transformação social), especialmente em dramaturgia. Atua nas disciplinas de formação de professores em língua inglesa, em Literaturas modernas de língua inglesa e Ensino de Línguas e literaturas mediados pelas TDIC. Coordena o núcleo Pibid do curso de Letras da UFT desde 2018.Bacharel com Licenciatura em Letras Inglês e Português e em Ciências Sociais, ambos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Aperfeiçoamento em pesquisa e mestrado em Antropologia Social, ambos pelo Departamento de Antropologia Social também da FFLCH-USP com bolsa CNPq. Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pelo Departamento de Letras Modernas (FFLCH-USP) com bolsa CAPES, desenvolvendo pesquisa em dramaturgia irlandesa, principalmente com a obra de Brian Friel. Atualmente desenvolve pesquisa voltada para a utilização de recursos digitais durante a formação de professores de línguas e nas práticas literárias. Líder do grupo de pesquisas Tecnologias Digitais e Multimodalidade no Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas com registro no CNPq desde 2015. Em pós doutoramento na Universidade Federal de Minas Gerais.
Doutora e Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela UFT - Universidade Federal do Tocantins; especialista em Docência do Ensino Superior, PROEJA e Gestão Escolar; graduada em Letras pela UEG - Universidade Estadual de Goiás. Integrante do grupo de pesquisa GESTO - Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins, atualmente é coordenadora da Biblioteca Indústria do Conhecimento e desenvolve o projeto "Biblioteca Mágica Itinerante" nas escolas públicas de Palmas - TO. Escritora e autora do livro "Rosas e Jabuticabas" a ser lançado em breve.Já atuou na formação inicial e continuada de professores. Possui artigos e capítulos de livros publicados na área da complexidade, educação de tempo integral, inter/transdisciplinaridade, formação de leitores(as), leitura subjetiva, memória de professores(as) da educação básica, letramento literário e semiótica, dentre outros.
Graduação (2018) em Letras - Língua Portuguesa e literaturas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialização (2024) em Música, Cultura e Sociedade - UFT. Mestrado (2021) em Letras - UFT. Professora da educação básica pelo Governo do estado do Tocantins.
Doutor em Letras e Linguística (UFG-2012), Professor EBTT do Instituto Federal do Tocantins - Campus Palmas (2010-presente), e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (2016-presente). Realizou estudos de pós-doutoramento na Universidade Federal de Goiás (2014-2015) e na Universidade de Sidney, Austrália (2018-2019). Desenvolve pesquisa e orienta estudantes de graduação e pós-graduação em Linguística. Interesse de pesquisa: Sociolinguística, Lexicologia, Historiografia Linguística, Filosofia da Linguística. De 2015 a 2018, exerceu a função de Gerente de Ensino Superior do Campus Palmas do IFTO, e exerce, desde 2020, a função de Diretor de Graduação do IFTO. Na Educação a Distância, tem experiência como docente nos cursos de graduação da UaB e nos cursos técnicos ofertados pelo Centro de Referência em Educação a Distância do IFTO.
Possui graduação em Letras - Português e Francês pela Universidade Estadual Paulista - Campus de Assis (1989), graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de ciências econômicas de Presidente Prudente (1985), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1994), subárea Historiografia Lingüística, e doutorado em Semiótica e Lingüística geral, subárea Historiografia Lingüística, pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é estatutário DE - classe E - Titular da Universidade Federal de Goiás - UFG. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Historiografia-Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: na graduação em Letras, Lingüística geral, Fonologia, Morfologia, Semântica, Linguística Diacrônica, Sociolingüística e Teoria Semiótica, e na pós-graduação em Lingüística, Historiografia-Lingüística. É líder do grupo de pesquisa em Historiografia-Lingüística - IMAGO, da Rede de pesquisa LINGGO cadastrada na FAPEG e do LABOLINGGO - Laboratório da língua de Goiás.
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraiba (1997), graduação em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (2017) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (2020). Doutoranda pelo programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura - PPGLLit - UFNT. Atuou como professora de Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Atualmente é Secretária Executiva vinculada ao quadro de servidores da Universidade Federal do Tocantins.