Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar, e é grande o suficiente para comportar 760 Terras dentro dele. Ele conta com uma massa equivalente a 95 vezes a massa do nosso planeta e é apenas menos massivo do que Júpiter, o maior dos nossos “vizinhos”.
Sendo um gigante gasoso, Saturno é composto principalmente por hélio e hidrogênio — além de metano, amônia, etano e outros elementos em menores quantidades —, e é o planeta com a menor densidade do Sistema Solar. Seu núcleo é entre 10 e 20 vezes mais massivo do que o núcleo da Terra, e, aparentemente, além de quente e sólido, ele é composto por ferro e material rochoso.
Esse primeiro núcleo parece estar envolto por um segundo composto provavelmente por água, metano e amônia, que, por sua vez, é coberto por uma camada de hidrogênio metálico líquido altamente comprimido seguida por uma área de hélio e hidrogênio viscoso que, próxima à superfície de Saturno, se torna gasosa e se mistura à atmosfera do planeta .
E Galileu foi o PRIMEIRO a olhar Saturno com luneta. E foi ele quem descobriu ["as orelhas de Saturno"].
Atmosfera. Assim como a atmosfera dos demais gigantes gasosos, a atmosfera de Saturno é composta primariamente por hidrogênio (96,3%) e hélio (3,25%), além de pequenas quantidades de metano (0,45%) e amônia (0,01%) e traços de outros hidrocarbonetos.