Planetas anões

Autora ; Giovanna Fernanda Anselmo Britto

Planetas anões

Planetas anões são aqueles cujas massas são muito pequenas, de forma que eles não são os astros dominantes em suas órbitas e possuem luas que têm massa de valor muito próximo.

Em nosso Sistema Solar, existem cinco planetas classificados como anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris.

O primeiro está localizado em uma região entre as órbitas de Marte e Júpiter, denominada de Cinturão de Asteroides. Já os demais estão além de Netuno, em uma região chamada de Cinturão de Kuiper, e são denominados de plutoides.

Ceres

Alguns dados sobre Ceres ;

  1. A sua composição é de material rochoso

  2. Massa aproximadamente de ; 9,5×1020 kg

  3. Diâmetro ; 950 km.

Na mitologia romana, Ceres é a deusa da colheita. Esse planeta anão foi identificado em 1801 pelo astrônomo Giuseppe Piazzi e está localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter, em uma região denominada de Cinturão de Asteroides, sendo, portanto, o planeta anão mais próximo da Terra.

Adaptado de ; https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/planetas-anoes.htm

Disponível ; https://pt.wikipedia.org/wiki/Ceres_(planeta_an%C3%A3o)

Plutão

Alguns dados sobre Plutão ;

  1. Possui 3 luas ; Caronte, Nix e Hydra

  2. Massa aproximadamente de ; (1,305 ± 0,007) × 1022 kg

  3. Diâmetro médio ; 2374 ± 8[5]

A origem do nome plutão vem do é o deus romano dos mortos, equivalente a Hades na mitologia grega. Esse planeta anão foi descoberto em 1930.

Plutão é composto primariamente de rocha e gelo e é relativamente pequeno, com aproximadamente um quinto da massa da Lua e um terço de seu volume. Ele tem uma órbita altamente inclinada e excêntrica.

Adaptado de ; https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/planetas-anoes.htm

Disponível ; https://pt.wikipedia.org/wiki/Plut%C3%A3o

Haumea

Haumea é um planeta anão do tipo plutoide, localizado a 43,3 UA do Sol, ou seja um pouco mais de 43 vezes a distância da Terra ao Sol.

O nome Haumea da deusa havaiana da fertilidade.

Haumea possui dois pequenos satélites naturais, Hiʻiaka e Namaka, que, acredita-se, sejam destroços que se separaram de Haumea devido a uma antiga colisão.