Normas de Convivência


NORMAS PARA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA

1. Desloque-se com antecedência para a escola. Os horários de iní­cio de turno são 7h25min (manhã), 13h10min (tarde), e 19h (noite). Você já deverá estar na sala de aula aguardando o professor quando bater o segundo sinal. Os horários de término das aulas são 12h (manhã), 18h35min (tarde) e 22h30min (noite). Se o seu ônibus (ou sua van) estiver chegando atrasado(a), reclame para o motorista.

2. Ande sempre com a identificação estudantil. Ela será a identidade interna na escola. Você deverá apresentá-la sempre que for solicitado, nas dependências da escola.

3. Aguarde o professor dentro da sala. Concentre-se e organize-se para a próxima aula. Verifique se você trouxe os materiais necessários: caderno, polígrafo, tarefas. O uso dos dispositivos móveis e equipamentos eletrônicos em sala de aula é regulado pelo professor.

4. Vista-se com roupas apropriadas ao ambiente escolar. Aulas em oficinas, laboratórios e Educação Física exigem vestimentas específicas e EPI’s.

5. As áreas de circulação (os corredores, escadas e calçada branca) devem ficar livres para circulação. O silêncio deve ser mantido.

6. Procure observar pontualidade e frequência, a fim de manter o melhor aproveitamento, rendimento em seus estudos e evitar alteração na faixa de bolsas educacionais. Se você se atrasar, compareça ao SAE para efetuar o registro de atraso e depois se dirija à sala de aula e solicite a permissão do professor para entrar, justificando o motivo de seu atraso. Compete ao professor avaliar a pertinência de sua justificativa e permitir ou não sua entrada. Mantenha consigo o registro do atraso para fins de justificativa de faltas.

7. Se você precisar sair durante a aula, solicite a permissão do pro­fessor, justificando o motivo.

8. Se você necessitar sair da escola antes do término das aulas, traga uma solicitação por escrito assinada por seu responsável, compa­reça ao SAE para efetuar o registro de saída antecipada e informe os profes­sores envolvidos. Para fins de justificativa de falta, apresente o documento assinado pelo seu responsável.

9. Sua presença e participação adequada nos eventos extraclasse promovidos em horário escolar é obrigatória.

10. A manutenção da limpeza é responsabilidade de todos. Use as lixeiras para colocar o lixo.

11. Mantenha a sala de aula organizada e limpa. Conserve as classes e paredes sem riscos, mantenha as cortinas esticadas, e, ao sair, arrume as classes e desligue a luz e o ventilador para economizar energia.

12. Preserve o patrimônio e ajude a fiscalizá-lo, chamando a atenção dos colegas que riscam, quebram ou causam algum dano aos materiais coletivos.

13. No recreio, dirija-se ao pátio ou bar. Use o tempo para conversar e manter amigos.

14. Organize seus períodos livres e intervalos sem aula para descan­sar ou desenvolver outras atividades acadêmicas, tais como pesquisar na biblioteca, laboratórios, aulas de reforço, informática.

15. O aluno que vier à Liberato em turno inverso ao seu próprio, deverá fazê-lo para atividade discente específica.

16. Trate a todos com respeito e faça-se respeitar.

17. Se alguém lhe provocar algum constrangimento, procure ajuda. Você pode contar com o SAE, Orientação Educacional, Coordenador de Curso, Professores e/ ou fun­cionários.

18. Respeite os espaços privativos dos professores e funcionários: sala de estudos, sala de recreação, setores administrativos. Para ser aten­dido, bata na porta, entre pedindo licença, dirija-se à(ao) secretária(o) do setor ou chame a pessoa com quem você deseja falar.

19. Carregue sempre consigo seus pertences e objetos pessoais para evitar extravios ou perdas. A Instituição não se responsabiliza por perdas ou roubos.

20. Se você se desloca a pé, na saída da escola, procure andar em grupo ou próximo de outros colegas. Evite andar sozinho e esteja atento à aproximação de pessoas estranhas para evitar assaltos. Em caso de assalto, comunique ao SAE.

21. Utilize preferencialmente os serviços de bar e restaurante da escola, evitando deslocamentos e garantindo maior segurança. Os bares da redondeza estão sujeitos à fiscalização da Promotoria da Infância e Juven­tude e Brigada Militar, devido à lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. Evite constrangimentos.

22. Não é permitida a permanência, em sala de aula, de aluno que não esteja matriculado na turma.

23. Não é permitido o consumo de bebida alcoólica ou outras drogas nas dependências da escola. O aluno que se apresentar em estado de em­briaguez ou sob efeito de consumo de outras drogas nas dependências da escola, mesmo que a tenha consumido em outro local, terá seus pais e/ou responsáveis infor­mados e chamados à escola para buscá-lo.

24. Não é permitido uso de skate, patinetes ou simila­res na escola, mesmo que não tenha aula.

25. Não é permitido qualquer tipo de jogo de azar nas dependências da escola.

26. Não é permitido qualquer tipo de brincadeira com água (bexiguinha, garrafa d’água, jogar água no outro).

27. Não é permitido o uso da Internet como expressão que: viole o direito alheio; criminalize e/ou evidencie preconceito de raça e cor, aplique o cyberbullying, a pornografia infantil e/ou promova a invasão de privacidade.

(*) “X – São invioláveis intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação [...]” (Constituição Federal Artigo 5º).

28. O uso da Internet, mesmo fora do ciberespaço institucional, que envolva situações do cotidiano escolar, é regido pela legislação em vigor no país. Nesse sentido, aos alunos em situação de infração e/ou seus responsáveis legais será aplicada medida educacional, bem como o encaminhamento a outras instâncias legais.

29. Não é permitido trote que gere qualquer tipo de constrangimento e/ou prejuízo à saúde e/ou danos materiais aos calouros (bixos), tanto nas dependências da Fundação como nos deslocamentos para a escola.

30. Não é permitido o uso de fogos de artifícios e assemelhados (bombas, rojões, sinalizadores de fumaça, etc) nas dependências da Fundação, exceto em caso de simulação de incêndio realizada pela CIPA ou pelo Curso de Segurança do Trabalho.

31. Se você ingressa de carro na escola, respeite o sentido do fluxo indicado e a velocidade máxima de 20 Km/h.

32. Estacione o veículo nos espaços sinalizados. Não utilize os campos e/ou espaços arborizados.