Graduada em Letras Anglo-Portuguesas (1994), Mestre em Letras (2001) pela UEL e Doutora em Estudos Linguísticos (2011) pela UNESP, campus São José do Rio Preto. Realizou seu pós-doutorado na Georgetown University, nos Estados Unidos, no período de setembro a dezembro de 2015, com bolsa Capes/Fulbright. É docente efetiva do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atua nos programas de pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM). Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Avaliação, Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras em contextos presencial e online, bem como na formação de professores de inglês e de português para falantes de outras línguas. Foi presidente da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) na gestão 2017-2019, depois de ter contribuído com a associação de 2011-2016 como vice-presidente. É membro da Comissão Técnico-Científica do Exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros).Também tem atuado como membro da Equipe Assessora Central do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não Materna (PPPLE), desde 2012, e em 2017 assumiu a coordenação nacional do Português para Estrangeiros do Programa Idiomas sem Fonteiras. É membro da Comissão Técnico-Científica do Exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) e, mais recentemente, tem atuado como Consultora do Ministério das Relações Exteriores para materiais didáticos.
Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP. Mestrado em Estudos de Linguagem pela UFMT. Trabalha como professora de língua portuguesa e autora de livros didáticos. Também é pesquisadora jovem na UNESCO e pesquisadora-formadora no Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar (LACE/PUCSP/CNPq), com foco em práticas educacionais. Tem o sonho de mudar o mundo e acabar com as desigualdades sociais!
(FAETEC - Espanhol)
Professora de Espanhol da Fundação de Apoio à escola Técnica (FAETEC) e supervisora no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFRJ/ESPANHOL). Graduou-se em letras ( Português / Espanhol) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e realizou estudos de Mestrado pelo programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (2013 ). Foi avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático de Língua Estrangeira junto ao Ministério da Educação (PNLD 2014). Participou da Banca de Correção da prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual (UERJ/ 2011 e 2013). Possui experiência na área de ensino de Língua Estrangeira. Interessa-se pelos seguintes temas: Linguagem e trabalho, ensino de espanhol, formação docente, perspectivas decoloniais e antirracistas. É membro do Coletivo Mães Pretas Presentes. Mãe da Pérola.
(Colégio Pedro II - Inglês)
Doutoranda no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestra pelo mesmo Programa (2019). Possui Bacharelado em Letras Português/Inglês (2012) e Licenciatura Plena em Letras (Português-Inglês) (2014) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo concluído a graduação com dignidade acadêmica (Magna cum laude). Atuou como Professora de Língua Portuguesa para estrangeiros no programa CAPES/FULBRIGHT/Professor Assistente de Língua Portuguesa (Foreign Language Teaching Assistant - FLTA) na Alcorn State University, em Lorman - Mississippi; e como Professora de Língua Inglesa no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp - UFRJ), no Colégio Santo Agostinho, e na Escola Sesc de Ensino Médio. Interessa-se pelas áreas de ensino de línguas adicionais, formação de professores e análise e produção de materiais didáticos, tendo já atuado como elaboradora de conteúdo de coleções didáticas de inglês. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa NELLID - Núcleo de Estudos em Letramentos e Livros Didáticos, coordenado pelo Professor Dr. Rogério Tilio (UFRJ) e atua como Professora de Língua Inglesa no Colégio Pedro II.
(UFRJ - Alemão)
Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português/Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Especialização em Ensino de Alemão como Língua Estrangeira pela Universidade Federal da Bahia em convênio com a Universidade de Kassel e com o Instituto Goethe (2008). Possui Mestrado (2008) e Doutorado (2014) em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2008, é professora adjunta de Língua Alemã na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é membro do corpo docente da pós-graduação lato sensu em "Ensino de Alemão como Língua Estrangeira" e atua na pós-graduação stricto sensu em Letras na área de Estudos de Língua. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes ramos: formação de professores, ensino/aprendizagem de alemão como língua adicional/estrangeira, alemão para fins específicos, leitura em língua estrangeira, estratégias de aprendizagem, avaliação, motivação, cultura, inter- e transculturalidade.
Fonoaudióloga, Psicopedagoga e Gestora de Projetos. CEO e fundadora da Oficinas Lúdicas, empresa pioneira no Norte/Nordeste, que tem como objetivo transformar o processo de aprendizagem através dos jogos de Tabuleiro. Apaixonada por educação, jogos e criatividade, atualmente também é escritora, palestrante, colunista e mentora de Aprendizagem Criativa.
Victor Menna é professor de ciências, formador de professores e assessor pedagógico.
Desde 2014, utiliza e facilita a utilização de Recursos Educacionais Digitais na educação, tendo atuado na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Médio e Superior.
Atuou em escolas privadas da capital paulista como professor, assessor de inovações pedagógicas, integrador de tecnologia e coordenador pedagógico.
Em 2020 criou a HIFA educação, empresa de formação e assessoria e atualmente dedica-se à construção de experiências de aprendizagem para professoras e professores, nas temáticas Gamificação, Metodologias Ativas, Tecnologias Educacionais e Letramento Digital. Desde 2019, é autor de cursos aplicados em diversos estados do Brasil, com financiamentos do BNDES, Fundação Lemann, Itaú Social, Instituto Singularidades, entre outros.