VIVÊNCIAS
INTERCULTURAIS
A Mostra de Fotografias “Vivências interculturais” é uma ação de extensão universitária e desdobramento de um projeto desenvolvido nos cursos de Português Língua Estrangeira ofertados pelo Setor de Português Língua Estrangeira, da Faculdade de Letras / Universidade Federal do Rio de Janeiro aos estudantes pré-PEC-G (Programa Estudante Convênio de Graduação) e também àqueles vinculados aos demais programas de intercâmbio acadêmico internacional da instituição.
Tratava-se, na origem, de projeto que tencionava integrar diferentes linguagens e olhares com a finalidade de fazer os estudantes refletirem a respeito da língua portuguesa, da cultura brasileira e do espaço que ambas passavam a ocupar como forma de expressão em um país que lhes era estrangeiro. Compreendemos que os participantes – estudantes que têm o português como uma língua adicional – colocam-se, nesse novo cenário, diante de uma série de desafios: o deslocamento, a adaptação a novos espaços, a aprendizagem de uma nova língua e, principalmente, o desafio derivado do contato com uma nova cultura, dentre tantos outros.
A proposta dessa Mostra surgiu, então, com o objetivo de criar um ambiente de diálogo intercultural onde fosse possível não só dar visibilidade ao trabalho dos estudantes, mas também promover a participação da comunidade da UFRJ.
Da primeira edição – desenvolvida em 2019 – participaram dezenove estudantes. Lançaram-se a esse desafio alunos oriundos do Benim, de Gana, da Jamaica, do Gabão, de Cuba, do Canadá, da Espanha e da França.
Nas fotografias estão o registro daquilo que esses diferentes olhares captaram através da lente de seus celulares e que se tornou memória de uma experiência individual, criando um espaço para os questionamentos e para a compreensão de aspectos inerentes ao cotidiano dos cariocas. Cada foto traz em si um olhar com múltiplas interpretações na perspectiva de quem não é apenas um viajante eventual, mas, sim, um morador que explora o ambiente.
Fazemos, agora, então, um convite para que você aprecie a Mostra 'Vivências Interculturais'.
Andrea Lima Belfort-Duarte (Faculdade de Letras / UFRJ, Setor de Português Língua Estrangeira).
Roland Barthes, em “A câmara clara”, nos esclarece que “o que a fotografia reproduz ao infinito só ocorreu uma vez: ela repete mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-se existencialmente”. As fotografias reunidas na Mostra Vivências Interculturais apresentam esse caráter de flagrante e nos revelam as mais diversas formas de registro e reprodução de momentos que jamais serão reencenados existencialmente. Os autores desses registros são estudantes estrangeiros que vivenciam uma outra forma de consumo do cotidiano. Os registros fotográficos podem ser nomeados como “olhares do estrangeiro”, materializações produzidas por estudantes que não são familiarizados com o cotidiano da cultura brasileira e, por isso, são capazes de “olhar as coisas como se fosse pela primeira vez e de viver histórias originais”, conforme conceitua Nelson Brissac Peixoto no ensaio “O olhar do estrangeiro”. Acreditamos que o contato com uma nova realidade cultural durante a vivência acadêmica desses estudantes estrangeiros promove a produção de questionamentos, estranhamentos, descobertas e encantamentos que revelam traços identitários não apenas dos sujeitos produtores desses olhares, mas, principalmente, da própria identidade cultural brasileira em sua heterogeneidade. As fotografias aqui reunidas são documentos da visibilidade do olhar dos estrangeiros e, ao mesmo tempo, um espaço para que, através da arte fotográfica, possamos promover uma reflexão de caráter intercultural.