O “HD SSD” é um componente que também guarda nossos arquivos, mas ele não usa recursos mecânicos para isso, ele usa chips e tem um funcionamento muito parecido com o do pen drive, porém é uma tecnologia mais cara, por isso ele não tem grande capacidade de armazenamento (o que aumentaria muito o valor), mas um HD SSD de 250 gigas já mais que suficiente para o uso diário de 1 computador.
Só pra se ter uma ideia uma música tem em média 5MB, em um HD SSD de 250 gigas daria para colocar aproximadamente 214.748 mil músicas que dariam aproximadamente 17.800 horas de áudio. É muita coisa, não é mesmo?
Segue uma tabelinha pra entender as métricas.
1 byte = 8 bits
1 kilobyte (kB) = 1024 bytes
1 megabyte (MB) = 1024 kilobytes
1 gigabyte (GB) = 1024 megabytes
Exemplos de compra:
Um computador para usar somente no trabalho focando em fazer apenas uma coisa pode facilmente ser um i3 com 4 core (núcleos), 4g de memória RAM e um HD SSD com no mínimo 180 gigas.
Para uso moderado no trabalho e uso pessoal combinados, um i5 com 8g de memória RAM e um HD SSD de 250 Gigas vai lhe dar a fluidez necessária para não ter nenhum tipo de dificuldade no dia a dia.
Agora se você pretende usar programas mais específicos ou para jogos um i7 com 8 Gigas ou mais, e um HD SSD combinado com um HD mecânico com mais espaço pode ser a melhor pedida, mas cuidado, pois aí começa outro nível do famoso “Depende..”
Espero que com essas ideias simples sobre componentes já de para você entender o que é o computador ideal para seu uso, no futuro estaremos compartilhando mais detalhes sobre componentes do computador e explicando melhor como eles funcionam para enriquecer ainda mais nosso conhecimento sobre tecnologia.
Não esqueçam de mandar suas dúvidas clicando aqui!